O que um usuário de drogas pensa?

Perguntado por: laragao5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O que define um usuário de drogas? Geralmente, a experiência com as drogas se inicia por curiosidade, pressão social, desejo por novas sensações ou necessidade de criar uma realidade. A partir daí, se o indivíduo se sente satisfeito após o uso, é comum que faça o consumo outras vezes, quando houver oportunidade.

Um sintoma comum entre dependentes químicos é o desejo incontrolável de usar a substância química. Além da vontade descontrolada de consumir a droga, geralmente o indivíduo com o transtorno não consegue parar depois de começar.

Durante as diversas experiências com as substâncias psicoativas, como também o passar do tempo e a continuidade do ciclo de uso, o usuário sofre diversas modificações físicas, mentais e principalmente comportamentais. Alterações no humor e comportamento, são os primeiros sinais do abuso das drogas por uma pessoa.

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ ...

4- Xingamentos jamais: amor e carinho devem ser prioridades no trato com um dependente em recuperação. Esse é o período em que ele mais precisa do apoio familiar. Palavras grosseiras, gritos e ofensas são as piores coisas a se fazer.

heroína

Qual a droga mais difícil de largar? Segundo informações de especialistas, a heroína também é uma das drogas mais difíceis de largar, por conta do fato de que a abstinência desse entorpecente é uma das mais intensas do mundo.

O uso de drogas pode causar sintomas físicos, comportamentais e psicológicos como aumentos dos batimentos cardíacos e pressão arterial, dilatação das pupilas, isolamento ou preocupação excessiva, além de perda do sono, podendo variar de acordo com a droga consumida.

Uma pessoa que cheira pó tem uma série de desregularidades no organismo. Por conta disso, há constantes mudanças de comportamento e humor. Ela pode estar feliz em um momento e de uma hora para outra se tornar depressiva, triste e introspectiva.

Não, os dependentes químicos não perdem a capacidade de amar. No entanto, o amor e os relacionamentos podem ser afetados pela dependência. A substância pode se tornar a prioridade principal na vida da pessoa, levando a conflitos e dificuldades nos relacionamentos familiares, amorosos e sociais.

Na dependência química existem estágios de motivação no tratamento do indivíduo para a sua aceitação e mudança de comportamentos considerados problema. Existem cinco estágios que ocorrem nesse processo que são a Pré-Contemplação, Contemplação, Preparação, Ação e a Manutenção.

Se o dependente químico está colocando a si mesmo ou a outras pessoas em perigo, é hora de desistir. Comportamentos perigosos podem incluir dirigir sob a influência, usar drogas em locais públicos ou se envolver em atividades ilegais.

Olhe para as mãos.
Mãos trêmulas podem indicar o uso de drogas recreativas, inaláveis ou alucinógenos. Suor nas palmas das mãos também pode ocorrer na intoxicação por drogas. Digitais queimadas são comuns em usuários de crack.

O que diz a Psicologia
O uso das substâncias não é mais uma questão a ser decidida pelo usuário – ele é um mero fantoche de seu vício. Existem fatores bioquímicos envolvidos, que fazem com que a droga seja o principal combustível para a existência do indivíduo.

Diferentes pessoas usam diferentes drogas por diferentes razões. Pode experimentar drogas por curiosidade, porque os seus amigos também o fazem ou para fugir ao tédio ou a preocupações. Pode tomar certas drogas para alterar o seu estado de espírito. Pode julgar ser divertido ou é algo que está na moda.