O que um soropositivo sente?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

É importante saber que a infecção pelo HIV, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Muitas pessoas que estão infectadas com o HIV não têm nenhum sintoma durante 10 anos ou mais. Algumas pessoas que foram infectadas com o HIV relataram ter sintomas semelhantes aos da gripe de 2 a 4 semanas após a exposição.

Rash da infecção aguda pelo HIV: manchas vermelhas na pele que ocorrem 48 a 72 horas após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias. O rash costuma se apresentar como lesões arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face.

Evitar alimentos gordurosos, muito condimentados e açucarados, como refrigerantes e sucos industrializados. Beber muitos líquidos, como água, água de coco ou soro caseiro, se tiver vômito ou diarreia. Comer alimentos com poucas fibras como banana, maçã sem casca, torradas, pão, arroz, macarrão e biscoitos secos.

Com o devido tratamento, a pessoa pode levar um dia a dia comum: trabalhando, estudando, saindo com os amigos, namorando, criando uma família… Mas é fundamental que tome seus remédios rigorosamente e siga as recomendações médicas para que não surjam complicações que atrapalhem o cotidiano.

Pode ter relações sem medo
O tratamento com os antirretrovirais proporcionam uma vida longa e saudável a pessoa portadora do vírus HIV. Podendo também zerar seu risco de transmissão do vírus para seus parceiros (as). Podendo então manter relações normalmente sem correr o risco do contágio.

Para pessoas que tiveram uma contagem de CD4 entre 200 e 350 e uma carga viral indetectável um ano após o início do tratamento, a expectativa de vida foi semelhante à população em geral. Entre os homens, poderiam viver entre 78 a 81 anos, e as mulheres entre 81 a 83 anos.

Ser soropositivo é ter sido infectado pelo HIV. Desde já, é importante destacar que ter HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

Uma pessoa vivendo com HIV e com carga viral indetectável não transmite o HIV sexualmente. Foi assim que surgiu o termo “indetectável = intransmissível”. O termo é válido desde que as pessoas vivendo com HIV estejam com carga viral do HIV indetectável há pelo menos seis meses.

Portanto, qualquer situação em que fluidos contaminados pelo HIV consigam entrar em contato com a corrente sanguínea há risco de contaminação. Na prática, quase todos os casos de transmissão do HIV se resumem às seguintes situações: Relação sexual desprotegida com alguém contaminado.

Pessoas vivendo com HIV podem ter filhos, mesmo que seu (sua) parceiro(a) não tenha a doença, sem risco de transmissão para o(a) parceiro(a) nem para o bebê.

I - Todas as pessoas têm direito à informação clara, exata, sobre a aids. II – Os portadores do vírus têm direito a informações específicas sobre sua condição. III - Todo portador do vírus da aids tem direito à assistência e ao tratamento, dados sem qualquer restrição, garantindo sua melhor qualidade de vida.

Não há cura para a infecção pelo vírus HIV, mas há remédios que podem reduzir drasticamente a progressão da doença.

O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates, etc., de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante ...

Se a pessoa que vive com HIV estiver em adesão ao tratamento antirretroviral, ela pode ficar com a carga viral indetectável. Diversos estudos têm demonstrado que, nesses casos, com a carga viral indetectável, a pessoa soropositiva reduz a quase zero suas chances de transmitir o vírus.

A maneira mais confiável de saber se você tem HIV é realizar um teste. Embora o vírus possa causar alguns sintomas, eles podem ser confundidos com outras doenças. Além disso, pode ser que você não apresente nenhum sinal do vírus, até que ele já esteja em um estágio avançado.

Olá, o ideal é sempre tomar no mesmo horário ( se toma sempre pela manhã; mantenha o turno. Não fará diferença de tomar as 08h ou as 10h). Mas não é recomendado trocar o turno, toma as 08 e tomar às 20h por exemplo. Uma vez não acontecerá nada, mas ter isso como costume, pode sim alterar a eficácia do medicamento.

Nesse sentido, para o caso do cozinheiro podemos apenas utilizar – por analogia – o Parecer 11/92 do Conselho Federal de Medicina, que trata das medidas que o profissional da área da saúde e convivendo com HIV/AIDS, pode continuar trabalhando normalmente, mas deve adotar medidas de segurança no âmbito do cuidado ao ...

Sou HIV+ o que devo comer pra ganhar pesa e manter me mais forte? A sua conduta visa o aumento da imunidade e para ganho de massa muscular e aumento de peso é necessario o aumento da densidade calorica das suas refeições.

"[Com a interrupção], ocorre a perda de controle do vírus, a piora da defesa do corpo, o indivíduo desenvolve aids e pode morrer", afirma Esper Kallas, médico infectologista e imunologista da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).