O que um recrutador observa?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Esse profissional precisa entender as necessidades da empresa e encontrar o candidato que melhor se encaixa na cultura corporativa. Ele age como um “caça-talentos” e deve perceber nos entrevistados sutilezas que indiquem qual deles é o ideal para determinada vaga.

Seu grau de escolaridade – para saber se é compatível com a exigência do cargo; Suas habilidades, sua vida familiar, sua vida social – a fim de perceber como se relaciona em equipe; Sua saúde atual (e anterior) – a fim de perceber se o candidato pode trabalhar sob pressão.

O que os recrutadores olham no currículo?

  • Formatação. Se a primeira impressão é a que fica, isso também vale para o currículo. ...
  • Especifique qual a sua ocupação. ...
  • Como é feita a triagem dos currículos. ...
  • Cuidado com a apresentação. ...
  • Invista na força dos nomes.

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

E se a entrevista for para o seu primeiro emprego, procure falar sobre as suas conquistas na vida acadêmica ou durante o estágio. O importante é demonstrar com fatos que você é capaz de alcançar resultados para essa empresa também.

Em primeiro lugar os recrutadores avaliam se o candidato possui valores, condutas, posturas e comportamentos alinhados ao da empresa. Cabe ao RH analisar se o que o candidato apresenta vai ao encontro do que a empresa prega, para assim existir o fit cultural adequado.

De forma geral, as informações que os recrutadores mais olham no currículo são “Objetivo profissional”, ou seja, o cargo que o profissional quer ocupar, “Resumo das qualificações”, que em poucos parágrafos deve explicar quem você é, e “Experiência profissional”, que relata seus cargos e empresas e também suas ...

Ao finalizar a entrevista, o recrutador deve expressar sua gratidão pela participação do candidato, destacando o valor que suas informações e experiências trouxeram para o processo seletivo.

Finalmente, depois de todo esse processo seletivo, é o momento da última etapa: a contratação. Há, então, a assinatura do contrato, os exames admissionais, anotação em carteira de trabalho, se for o regime CLT, entre outras burocracias.

Você pode entrar em contato com a empresa ou com o recrutador para confirmar se o seu currículo foi recebido, por exemplo. Ou, alguns dias depois do prazo combinado de receber um retorno, perguntar como está o processo e se há alguma resposta.

Para saber se as empresas visualizaram o seu currículo, você precisa ser um assinante do site! Você pode saber quem viu o seu CV pela plataforma, clicando em “MENU” e em seguida “QUEM VIU O MEU CURRÍCULO” ou será notificado por e-mail toda vez que uma empresa ver o seu CV.

A melhor maneira de ser notado por um recrutador naturalmente é mostrar a ele que você conhece a empresa. Para isso, procure se informar sobre a cultura, a missão e os valores da organização. Você pode colocar os conhecimentos que adquiriu no momento de personalizar o currículo.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Ser convidado para conhecer a empresa também pode ser algo positivo no seu processo de candidatura. Muitos recrutadores fazem isso como uma forma de mostrar ao candidato o ambiente corporativo , a forma como a instituição se organiza e trabalha, enfim, como é a rotina no local.

Faz perguntas até o fim
Veja se o recrutador deixa a conversa morrer, ou seja ele continua fazendo várias perguntas sobre a sua experiência profissional no currículo e formação acadêmica. Se ele continua mantendo a conversa, isso é sinal de que ele está curtindo. É claro que isso é ótimo.

Prefira dizer algo como “Infelizmente, hoje eu ganho um salário que está defasado em relação ao mercado. Eu já falei com a empresa sobre isso, mas, infelizmente, no médio prazo, isso não tende a mudar. Como eu preciso desse dinheiro, estou buscando outras oportunidades”.

Ligue para o recrutador assim que perceber que não conseguirá chegar no horário marcado. Explique o motivo e forneça uma estimativa do tempo de atraso. A atitude demonstra responsabilidade com o compromisso e será positiva para que o entrevistador organize a agenda e consiga atender você um pouco mais tarde.

A sua resposta deve destacar os seus pontos fortes. Fale sobre os seus cursos, experiências na área, interesses profissionais e outras informações que julgar importante. Em resumo, mostre que é a pessoa ideal para as exigências da vaga.

Aqui, a regra é focar nos aspectos que tornam você um profissional único, diferente dos demais. “A maneira como você executou determinadas tarefas, fez suas escolhas de carreira ou o tipo de formação que você teve”, enumera Irene. Tudo isso contribui para que o recrutador faça uma pintura do tipo de pessoa que você é.

Como saber se o entrevistador gostou de mim? Confira!

  1. Entrevista longa. Uma entrevista que dura mais tempo do que o esperado é um ótimo sinal. ...
  2. Engajamento e interesse. ...
  3. Detalhes do cargo. ...
  4. Clima da entrevista. ...
  5. Emprego dos sonhos. ...
  6. Conhecendo a empresa. ...
  7. Tomadores de decisão.