O que um psicopata vê no teste de Rorschach?

Perguntado por: ngouveia . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Ele ressalta que através dessa técnica, é possível s analisar as condições afetivas e intelectuais do sujeito, seus traços de personalidade, seu funcionamento em situações de ansiedade e depressão.

Um dos instrumentos mais utilizados na avaliação psiquiátrica de psicopatas é o Checklist Revisado de Psicopatia de Hare (PCL-R). Ele é comumente utilizado para avaliar as tendências de psicopatia ou de comportamentos antissociais em alguém.

Na China é um símbolo de felicidade. Na civilização ocidental, a sua duplicidade natural tornou-o símbolo de estranheza. A autora conclui que, no Rorschach, o morcego expressa a própria ambigüidade do sujeito.

R$972,00 à vista.

Somente um psicólogo pode aplicar qualquer tipo de técnica e teste psicológico. Além disso, o profissional da área tem a autonomia de selecionar os instrumentos que considerar mais adequados a cada exame, dentre os quais, o Rorschach pode constar ou não.

Psicólogos que trabalham com avaliação e que possuem especialização em neuropsicologia podem realizar a aplicação desse teste, porém ele só é aplicável presencialmente.

Klecksografia Quando criança, o jovem Hermann era um fã de um popular jogo chamado Klecksografia, tão popular que seu apelido era Kleck. A ideia do jogo era colecionar cartões com manchas de tinta que podiam ser comprados no comércio local. Os colecionadores podiam criar histórias a partir das manchas de tinta.

As pessoas com psicopatia geralmente têm dificuldade de sentir empatia ou remorso, e podem ser manipuladoras e mentirosas. Esses pacientes tendem a ter comportamentos impulsivos e não planejam bem o futuro, além disso, podem ser agressivos e violentos. Eles também podem infringir as normas sociais e as leis.

O psicopata pode parecer normal e até mesmo ser encantador, mas lhe falta consciência e empatia, o que o torna manipulador, volátil e algumas vezes criminoso. Sendo frio, calculista e insensível, é capaz de passar por cima de qualquer pessoa apenas para satisfazer seus próprios interesses.

O traço de caráter psicopata apresenta o formato de triângulo invertido. Assim sendo, a cabeça também se encaixa nisso, onde ela é maior em cima e menor em baixo. Ademais, isso é visto com clareza na região do queixo, com queixos mais pontudos e pontiagudos.

Os principais achados atestam a validade do Rorschach em casos de suspeitas de abuso sexual e na investigação das consequências do abuso, e suas possíveis contribuições na área, o que confere ao instrumento propriedades necessárias para responder de forma segura nesse contexto.

O teste consiste em dar respostas sobre com o que se parecem as dez pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo. O teste de Rorschach é amplamente utilizado em vários países.

Em algumas linhas de espiritismo, o morcego representa a nossa capacidade em lidar com a nossa escuridão interior, nossos medos, defeitos e fantasmas. Nos rituais xamânicos é uma figura de grande poder, estando atrelado à abertura de caminhos para o novo.

10 pranchas

O Rorschach tem o objetivo de verificar a estrutura e dinâmica da personalidade, através da narrativa de 10 pranchas. Alguns especialistas estimam que, em todo o domínio da psicologia, nenhuma outra criação única tem sido objeto de um número tão elevedo de trabalhos científicos.

Consta de 3 manchas de tinta cujo objetivo geral é avaliar aspectos da personalidade do indivíduo, com a vantagem de permitir aplicações e avaliações mais rápidas e em maior número de pessoas.

O Teste de Rorschach é um tipo de avaliação projetiva em que os sujeitos olham para 10 imagens ambíguas de manchas de tinta e descrevem o que veem em cada uma.