O que um projeto de artes e tecnologia precisa conter?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Assim, este deve conter valorização das artes visuais e suas linguagens, aspectos que gerem questionamentos nos alunos, aspectos que desafiem a observação de pontos de vista distintos pelo aluno, além de informações que gerem visão crítica nos observadores.

Estimular a criatividade, gosto, habilidades e coordenação através de jogos, histórias, dramatizações e confecção de trabalhos. visuais, pintura, desenho, dobraduras, recorte, colagem, danças, músicas, apreciação de obras de arte, representação teatral e a utilização do corpo como forma de expressão artística.

As diversas ferramentas tecnológicas presentes nos cotidiano possibilitam uma grande variedade de aplicações para o ensino da arte, seja na forma de transmitir e perceber as mais diversas manifestações artísticas, com a utilização do computador ou outros dispositivos de acesso à internet que possibilitem o acesso a ...

Objetivando a construção de novos conhecimentos artísticos e estéticos contemporâneos de modo á desenvolver a percepção visual crítica e criativa de forma contextualizada e significativa para a aprendizagem do aluno.

Projetando e ampliando
Em uma sala parcialmente escurecida, use um retroprojetor para que cada aluno possa colocar sua transparência e visualizar sua imagem em outra dimensão. Os alunos podem sobrepor suas transparências, criando assim novas imagens que servirão de material para novas reflexões.

A história da tecnologia envolvida com a arte
As principais características da tecnologia são a mobilidade, a multifuncionalidade, convergência e integração e a arte, como forma de expressão e comunicação humana, sempre esteve envolvida com a tecnologia em seu desenvolvimento.

“Arte e a tecnologia se complementam na educação tecnológica, por vezes, mudando os instrumentos: em vez de pincéis e tintas, entram em cena placas, fios e conectividade”, exemplifica.

Três competências profissionais indispensáveis estimuladas pela...

  • Estímulo à criatividade. Essa talvez seja uma das principais competências estimuladas pelas artes. ...
  • Repertório. Conhecimentos em cultura geral são fundamentais para as dinâmicas profissionais de um mundo globalizado. ...
  • Atenção a detalhes.

A Arte na BNCC está centrada nas seguintes LINGUAGENS: ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA e TEATRO. As linguagens artísticas são consideradas nas suas especificidades, mas entende-se, também, que as experiências e vivências dos sujeitos em sua relação com a Arte não acontecem de forma estanque ou compartimentada.

Local da obra de arte: Nome do Edifício (se houver) e endereço do futuro empreendimento. Título do projeto: Nome da Obra de Arte. Autor da obra de arte: Nome do artista ou equipe (incluir breve currículo). Responsável técnico pela execução da obra de arte: Nome do responsável técnico pela execução da Obra de Arte.

Tecnologia como recurso pedagógico
Hoje existem softwares que fazem edição de fotos, charges, animações, entre outros, que podem ser utilizados em aula, assim sendo, o aluno conseguirá ampliar seus traços, que propiciam atividades práticas.

Os recursos tecnológicos podem ser tangíveis (como um computador, uma impressora ou outra máquina) ou intangíveis (um sistema, una aplicação virtual). Nos dias que correm, os recursos tecnológicos são uma parte imprescindível para as empresas como para fins domésticos.

Essa nova arte deve dar sentido e valor à tecnologia.
Através dos recursos tecnológicos os artistas aumentam sua capacidade de se expressar, transportam o espectador para dentro de ambientes virtuais, conectam quadros distantes e buscam causar surpresa e impacto, chamando a atenção para o sentido da obra.

A Tecnologia a favor da Arte: O uso de Recursos Digitais no ensino de Manifestações Artísticas. A Arte, desde a Pré-História, sempre foi um refúgio utilizado pelas pessoas como forma de expressão de sentimentos, de comunicação e de atividades ritualísticas.

O impacto mais óbvio que a tecnologia tem tido nas artes são os diferentes meios que os artistas têm à disposição. Software para desenho gráfico, impressões 3D, cores digitais, novos softwares de áudio, nomeando apenas alguns.

O projeto Arte é Inovação permite que os jovens explorem e desfrutem das suas próprias culturas. É uma oportunidade única para que descubram e desenvolvam o seu potencial criativo. Uma jornada para todos aqueles que buscam inspiração, expressão e realização através da arte.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

Tanto que uma das primeiras obras conhecidas no formato, data de 1967. Ela é chamada de “Nude” e foi feita por dois programadores da Bell Company, que traduziram para a linguagem ASCII uma fotografia.