O que um pré diabético pode comer no café da manhã?

Perguntado por: mfarias . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, arroz selvagem, quinoa, milho e aveia; Laticínios com pouca gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado e queijos brancos, como ricota e cottage; Gorduras saudáveis, como azeite, nozes, amêndoas, pistache e óleo de abacate.

Alimentos que devem ser evitados na pré-diabetes:
Frituras e gorduras animais; Queijos amarelos, leite ou iogurte integral; Suco de fruta; Bebidas industrializadas e alcoólicas.

Alimentos para diabéticos
Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

Sim, é possível reverter com alimentação, mas quanto melhor o estilo de vida, maior a chance de reversão. Alimentação saudável é fundamental. Uma dieta rica em vegetais, grãos integrais, laticínios e frutas (mas não em suco de frutas), evitando-se o excesso de açúcar, carboidratos, gorduras saturadas e trans.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Para as pessoas que têm o diabetes, o recomendado são exercícios de baixa e média intensidade¹. Nesse caso, as atividades que podem ser recomendadas são exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, pedalada e natação com uma frequência de cinco a sete vezes por semana, trazendo diversas vantagens para os diabéticos.

MITO: A pessoa com diabetes não pode comer pão francês, cuscuz ou tapioca, tem que trocar tudo por biscoitos tipo água e sal ou cream cracker.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

Esta deliciosa fruta tropical é parte de um mito em relação às pessoas com diabetes sobre o que podem ou não comer. Mais uma vez repetiremos: Uma pessoa com diabetes pode comer frutas sem qualquer problema, até mesmo desfrutar de uma banana.

Isso porque até algumas frutas precisam ser consumidas com moderação para não provocarem picos de glicose no sangue: jaca, uva passa, figo, caqui e ameixa seca, por exemplo.

Almoço/Jantar: 1 peito de frango grelhado + 2 col (sopa) de arroz integral + 3 col (sopa) de feijão + vegetais cozidos (cenoura, brócolis e couve-flor, por exemplo). Sobremesa: 1 laranja inteira; Lanche da tarde: 1 iogurte natural + 1 tangerina.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

“Um paciente com pré-diabetes pode reverter seu quadro, mas não em todos os casos. Depende dos fatores que levam a esta alteração.

Como prevenir a pré-diabetes
Na alimentação, devem ser evitados alimentos ricos em açúcar, e aqui é importante lembrar que não estamos falando somente dos doces e guloseimas. Os carboidratos – especialmente os refinados – são um grupo alimentar que facilmente se transforma em açúcar a partir da digestão.

O consumo de álcool deve ser evitado pelos diabéticos porque as bebidas alcoólicas podem alterar as taxas de açúcar no sangue, tanto aumentando os valores da glicemia como diminuindo e causando hipoglicemia (quando o estômago está vazio, por exemplo).

Portanto, arroz e feijão não são vilões para quem diabetes, apenas precisam ser consumidos de forma balanceada, sem exageros e fazendo boas combinações no prato.

Mas isso significa que diabéticos podem comer pão francês? A resposta é SIM. O grande vilão nesse caso se chama quantidade, explica Carol Netto. Até mesmo um pão integral vai fazer a glicose subir, mas o pico glicêmico é mais lento e menor por causa das fibras, de acordo com a educadora em diabetes.

Citamos rapidamente lá em cima que o tubérculo ajuda no controle da doença, o que significa que, sim, pessoas com diabetes podem consumir batata-doce. A questão não é evitá-la, mas equilibrar a quantidade consumida.

Os cientistas descobriram que fazer 15 minutos de caminhada após uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a evitar complicações como diabetes tipo 2.