O que um paraninfo fala?

Perguntado por: dveiga6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Na colação de grau, há o momento em que o paraninfo realiza um discurso que possui muitos conselhos para os formandos no que diz respeito ao seu futuro profissional. Além disso, o paraninfo relembra os bons momentos vividos ao longo do curso, as dificuldades e os obstáculos que surgiram até a conquista do diploma.

Definem-se o locutor, quem fala, e o alocutário, o outro para quem se fala, além da não pessoa “ele”, qualquer um ou qualquer coisa de que se fala no discurso.

Sabendo de vossa competência e empenho no exercício profissional e de comum acordo como os formandos de (nome do curso). vimos por meio desta, orgulhosamente, convidá-lo para integrar nossa formatura como (paraninfo(a)/patrono(a)/ padrinho (madrinha), o que muito nos honrará.

A melhor estrutura para o discurso de paraninfo
É o momento de agradecer os presentes, apresentar a temática e preparar o público para as ideias centrais. Comece, preferencialmente, com uma frase de impacto, podendo ser um citação.

Dicas para o Discurso de Formatura

  1. Definir o Tema Central e a Estrutura do Discurso de Formatura. ...
  2. Compartilhar Experiências Pessoais. ...
  3. Impacto, Carisma e Entusiasmo. ...
  4. Agradecimentos às Pessoas Importantes. ...
  5. Não se prender a Discursos Prontos.

DISCURSOS
São três os discursos obrigatórios em uma formatura: • Do orador (primeiro a discursar); Homenageados: patrono, paraninfo ou nome de turma (penúltimo a discursar); • Da Direção Geral (último a discursar).

Toda a colação de grau tem a presença do diretor ou reitor da universidade e das demais autoridades escolhidas pela turma que irá se formar – como o patrono, paraninfo, homenageados, juramentista e orador.

Um discurso de formatura de um paraninfo ou orador pode durar até cerca de dez minutos, tempo suficiente para que o orador esgote os assuntos. Os oradores devem ter em mente que a formatura é um ato solene, caracterizado pelo final de uma longa caminhada.

Um discurso impactante não é feito de palavras rebuscadas e seriedade. É o carisma do orador e a criatividade do texto que serão capazes de ganhar a admiração do público. O importante é que seu discurso transmita naturalidade. Use a linguagem formal, mas sem excessos, mesclando momentos de descontração e seriedade.

O discurso precisa ter início, meio e fim. Crie um roteiro com tópicos que vão guiar aquilo que você precisa dizer. É importante que a introdução seja relevante e atraia a atenção dos presentes. Por mais relevante que considere algum ponto, jamais repita informações.

paraninfa

O feminino de patrono é patrona e o de paraninfo é paraninfa.

O paraninfo é o “padrinho” da turma, aquele professor com quem os formandos estabeleceram um relacionamento especial. Os professores homenageados costumam ser os docentes mais identificados com a turma, assim como o técnico-administrativo ou funcionário homenageado*.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono. Paraninfo (a): atua como padrinho ou testemunha dos alunos formandos perante a sociedade.

Quantos paraninfos e patronos cada turma pode ter? Na verdade, essas regras vão depender da universidade e do seu protocolo de colação de grau. No entanto, quando há muitos cursos em uma única cerimônia, o ideal é que cada grupo de formandos escolha apenas um paraninfo, um patrono e um professor homenageado.

Como treinar a oratória?

  1. Prepare-se para a apresentação. O segredo de uma boa apresentação é estar preparado. ...
  2. Planeje o que você vai falar. É comum que a pessoa que vai falar receba uma pauta sobre o assunto. ...
  3. Tenha objetividade. ...
  4. Não fique se desculpando. ...
  5. Procure interagir com seu público.

O orador da turma fala em nome dos formandos. É como se ele interpretasse em seu discurso a vontade e as aspirações da turma. Por isso, é importante que ele seja escolhido pelos colegas, de preferência em um concurso de oratória.

  1. Prepare o seu discurso com antecedência! Antes de tudo, é fundamental investir tempo para redigir um bom texto. ...
  2. Invista na escrita! No Brasil, os discursos de formatura costumam ser lidos. ...
  3. Pratique! ...
  4. Dê atenção para a sua postura. ...
  5. Mantenha a calma.