O que um narcisista não suporta?

Perguntado por: lvasques2 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Embora a pessoa narcisista pareça ter confiança e autoestima elevada, ela pode estar sempre à espera de repreensões. Não suporta críticas, mas, por temer recebê-las, passa muito tempo pensando na possível reprovação que receberá de terceiros. Deste modo, responde mal a comentários inócuos.

Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos . Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças.

O que deixa o narcisista louco? Narcisistas precisam se sentir valorizados Ou acabam perdendo o interesse. Pensando assim, a pessoa vai ficar extasiada se achar que chamou sua atenção porque você foi difícil de conquistar — assim como se pensar que ajudou você de alguma forma.

Para se livrar de um narcisista perverso é melhor cortar qualquer tipo de comunicação com ele. Isto pode ser muito complicado, porque ele não se deixa perder alguém que considera "sua propriedade". A pessoa tem que evitar recaídas de todo jeito.

Mas acredito que ele possa ter uma personalidade narcisista. O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele.

As pessoas narcisistas costumam mentir. Nesse sentido, falam de coisas distantes e difíceis de comprovar e acreditam nisso ferrenhamente. Então, exageram e rentabilizam o que é bom, pois no mundo narcisista o fracasso é sempre algo pertencente aos outros ou ao mundo exterior.

O fato é que sim, o narcisista sente saudade depois que você vai embora, só que ele não sente a sua falta como pessoa. A razão pela qual o narcisista sente saudade é porque você efetivamente não é mais fonte de suprimento para ele. Além disso, o narcisista não tem controle sobre o término, mas você tem.

Os narcisistas usam o contato visual para intimidar e manipular, começando com um longo exame visual, que faz a vítima sentir como se sua própria alma estivesse sendo sondada. Eles aprendem tudo o que podem sobre a vítima, espelhando seu comportamento e copiando o estilo de comunicação.

O narcisista quer que você o persiga
Ele adora a emoção de saber que alguém o quer e, portanto, ser perseguido. Portanto, ignorar de repente (especialmente durante a fase do love bombing) é sinal de que ele está começando a se sentir muito apegado e quer mudar as coisas, fazendo com que você o persiga.

Gritar, bater nos móveis, insultar ou mesmo usar uma agressividade passiva de quem opta por causar danos continuamente, mas de forma disfarçada. A raiva narcisista pode se manifestar de várias maneiras, mas todas exibem uma forma específica de violência.

Quando um narcisista fica quieto, o que ele quer de toda maneira, é ter o controle final. Veja bem, às vezes o que se esconde por trás do silêncio é a sensação de perder o controle e de sentir-se inseguro.

Os narcisistas sofrem porque o mundo não é o que eles querem e desejam. Sua mente fechada, inflexível como uma barra de aço, não permite que eles vejam as coisas em perspectiva e compreendam o comportamento dos outros ou considerem outras abordagens.

Como o narcisista não lida bem com a rejeição e precisam ser elogiados, amados e desejados pelos outros, quando são abandonados ou terminam o relacionamento antes deles, eles não lidam bem com essas rupturas, já que isso faria com que eles não se sintam bom o suficiente.

Quando contrariado ou criticado, demonstra irritação e nervosismo, pois infere que sempre está certo. Por conta de sua natureza diferenciada, a pessoa com transtorno narcisista de personalidade procura associar-se com indivíduos, que na sua visão, desfrutam da mesma condição que a sua.

Os narcisistas usam o contato visual para intimidar e manipular, começando com um longo exame visual, que faz a vítima sentir como se sua própria alma estivesse sendo sondada. Eles aprendem tudo o que podem sobre a vítima, espelhando seu comportamento e copiando o estilo de comunicação.