O que um líder não pode fazer?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 27 de abril de 2023
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Vamos então às 13 coisas que um líder não deve fazer:

  1. Perder tempo sentindo pena de si mesmo. ...
  2. Transferir seu poder para os outros. ...
  3. Privar-se de mudanças. ...
  4. Perder energia em coisas que não pode controlar. ...
  5. Preocupar-se em ser amável com todos. ...
  6. Ter medo de correr riscos calculados. ...
  7. Debruçar-se sobre o passado. ...
  8. Repetir erros.

Líderes muito emotivos ou muito frios costumam destruir suas equipes. É claro que liderar é algo que se aprende na prática, mas o preparo emocional é fundamental. Não pode ser um bom líder quem não é um bom funcionário. Liderança não é algo para se executar apenas no ambiente de trabalho, mas em todas as áreas da vida.

O que é um mau líder? Diferente do bom gestor, o mau líder é aquele que não inspira e engaja os colaboradores, possuindo uma equipe com baixa produtividade e rendimento.

A liderança e as qualidades de um bom líder

  • Honestidade;
  • Capacidade de delegar;
  • Capacidade para definir metas;
  • Comunicação;
  • Senso de humor;
  • Confiança;
  • Compromisso;
  • Criatividade etc.

O mau líder não tem a mesma iniciativa. Ele não aparta ou soluciona conflitos entre profissionais, resultando em uma péssima gestão de pessoas. Quando está envolvido em uma situação desagradável, foge e transfere a responsabilidade para terceiros. Os funcionários se espelham nesse comportamento.

Como um mau líder pode destruir bons profissionais?

  1. 1 – Não ter inteligência emocional. ...
  2. 2 – Não tolerar erros. ...
  3. 3 – Não aceitar ou incentivar inovação. ...
  4. 4 – Ser autoritário. ...
  5. 5 – Prejudicar a relação e a motivação da equipe. ...
  6. 6 – Não reconhecer o time. ...
  7. 7 – Ser arrogante. ...
  8. 8 – Não se comunicar bem.

Falta de Foco– gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo geram desmotivação.

O melhor que um líder pode fazer diante de um erro é encontrar formas de transformá-lo em fonte de aprendizado para si mesmo e para toda a equipe de colaboradores. Portanto, avaliar o processo que o levou a errar e entender o que deveria ter sido diferente e o que motivou a decisão ou ação equivocada.

Dicas de como lidar com chefes difíceis

  1. Tenha organização. Saber gerenciar suas tarefas e cumprir todas elas com certeza é uma atitude que vai evitar muita dor de cabeça. ...
  2. Desenvolva sua inteligência emocional. ...
  3. Ofereça feedbacks sempre construtivos. ...
  4. Aposte em uma boa comunicação. ...
  5. Defina seus limites.

O líder ausente é aquele que exerce o cargo de liderança, mas está psicologicamente afastado de suas obrigações. Apesar de “não fazer barulho”, esse comportamento pode ser muito nocivo para a empresa, o que torna seu diagnóstico ainda mais necessário, porém igualmente difícil. O mercado é agressivo. Isso é um fato.

Um péssimo gestor pode ser como um câncer dentro da empresa, criando tensões, desmotivando os funcionários e sendo um entrave ao progresso. Um péssimo gestor pode se recusar a ouvir o feedback dos funcionários e ignorar as suas necessidades, criando uma cultura de ressentimento.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Principais características de um líder

  1. Passar segurança aos subordinados. ...
  2. Tomar decisões. ...
  3. Ser claro quanto às expectativas. ...
  4. Desafiar a equipe. ...
  5. Dar bom exemplo. ...
  6. Reconhecer e recompensar bom desempenho. ...
  7. Dar feedback. ...
  8. Saber usar o talento de seus colaboradores.

Um bom líder é aquele que possui a habilidade de comunicar-se de maneira clara, confiante e honesta. Além disso, ele precisa saber ouvir, estando sempre disponível e receptivo aos seus liderados.

7 erros de liderança que comprometem a performance da empresa

  • Não planejar. ...
  • Não dar feedbacks. ...
  • Não desenvolver os colaboradores. ...
  • Sobrecarregar a equipe e não dar apoio. ...
  • Não valorizar a equipe. ...
  • Ser chefe em vez de líder. ...
  • Não saber ouvir.

5 - O que você faz quando não concorda com o líder da equipe? Nessa hora, mostre-se diplomático e diga que tenta entender o ponto de vista do líder e, se houver oportunidade, dialoga para apresentar sugestões em relação ao tema.