O que um líder não deve falar?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
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Talvez essa seja a frase que mais incomode ou irrite os liderados. Quando o líder quer algo ele quer para ontem e quando o liderado pede algo, o líder diz que vai ver depois. Muitas vezes o líder fica vendo a mais de meses até cair no esquecimento.

O comodismo torna as pessoas desanimadas e preguiçosas, características que não fazem parte do perfil de um chefe. O líder precisa saber a diferença entre influenciar e manipular. Muitos líderes manipulam seus colaboradores e, às vezes, usam de agressões verbais, ameaças e até da força para conseguirem o que se quer.

O mau líder não tem a mesma iniciativa. Ele não aparta ou soluciona conflitos entre profissionais, resultando em uma péssima gestão de pessoas. Quando está envolvido em uma situação desagradável, foge e transfere a responsabilidade para terceiros. Os funcionários se espelham nesse comportamento.

O líder precisa estar sempre à frente de todas as novidades e tendências de mercado, para promover as mudanças em seu time assim que possível, para sair à frente da concorrência e garantir os melhores resultados. É muito importante que os líderes consigam liderar pelo exemplo, não pelo poder do cargo.

Decisões a todo momento
Se a habilidade de lidar com conversas e decisões difíceis é um medidor para a liderança, saber tomar decisões resume bem essa grande dificuldade para qualquer cargo de gestão. Cada decisão tem um impacto maior nas pessoas da equipe e nos resultados da empresa do que antes.

Diferente do bom gestor, o mau líder é aquele que não inspira e engaja os colaboradores, possuindo uma equipe com baixa produtividade e rendimento.

Dar ordens e fazer ameaças está longe do papel do líder moderno. É preciso motivar seus colaboradores com exemplos, fazê-los enxergar que todos saem ganhando com bons resultados e estimular o desenvolvimento profissional da equipe.

Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade. Direcionar é uma das principais funções administrativas que definem a atuação de um líder em relação à sua equipe.

7 atitudes e comportamentos de um líder

  1. Pense de fora para dentro. ...
  2. Tenha visão de longo prazo. ...
  3. Pergunte tudo. ...
  4. Explore e construa fortes vantagens na sua empresa. ...
  5. Crie alinhamento dentro da equipe. ...
  6. Mantenha o foco nos resultados. ...
  7. Prepare-se para fazer correções de curso.

Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para a posição da ponta. Lição: Todos devem apoiar nas tarefas mais pesadas e compartilhar a liderança. Compartilhar e combinar dons, talentos e recursos.

Falta de Foco– gestores que não definem objetivos pessoais e estratégicos tendem ao fracasso, pois perdem-se em meio a rotinas por vezes inúteis e acabam não gerenciando suas equipes de modo eficaz. Além de tudo geram desmotivação. Excesso de Foco– o extremo oposto também é ruim.

15 regras para se tornar um líder respeitado

  1. Encontre o seu estilo e inspire. O auto-conhecimento é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como líder. ...
  2. Invista em si mesmo. Líderes investem em aprendizado e em experiência. ...
  3. Entenda melhor as pessoas. ...
  4. Treine e defenda. ...
  5. Antecipe e otimize.

Como ter um perfil de líder?

  1. Ter empatia;
  2. Saber se comunicar;
  3. Saber fazer a diferença;
  4. Analisar todos os pontos em um questão;
  5. Amar pessoas;
  6. E gostar de impulsionar o próximo.

O verdadeiro líder é aquele que consegue motivar, engajar e inspirar os seus colaboradores. Ele é diferente do chefe, palavra que remete à pessoa que apenas manda, enquanto os funcionários obedecem.

6- O que os líderes precisam considerar SEMPRE? É extremamente necessário que os líderes considerem, sempre, as necessidades dos indivíduos, da sua equipe e também da organização para a qual trabalha, pois os reconhecem como pilares de sustentação de qualquer negócio.

A resposta para essa pergunta é simples e objetiva: não existe um estilo de liderança melhor ou pior. Existem modelos de liderança, maneiras de empregar diferentes tipos de liderança em diferentes situações e tirar o melhor proveito para sua carreira, seus colaboradores e sua empresa.

O líder é uma espécie de funcionário-chave de um negócio. Ela atua como se fosse uma “ponte” entre a alta direção e a equipe operacional. Sua principal função é guiar os colaboradores a fim de alcançar as metas e os resultados almejados pela empresa.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Saber ouvir, refletir e mudar de ideia. Tente não tomar as decisões sempre sozinho, busque a opinião e ajuda das outras pessoas envolvidas nas consequências dessa decisão. Quando alguém se opor a você, pergunte-se por que você está sendo tão firme quanto ao que acredita.