O que um leigo pode fazer na Igreja?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 4 votos

Dentro da sua comunidade, o leigo se dedica a diversas funções, entres elas o serviço aos pobres, a catequese, ou como ministro extraordinário da Sagrada Eucaristia, na liturgia, etc. Afinal, como membros ativos, os leigos deverão participar dos conselhos pastorais e econômicos da sua paróquia.

Leigo era a designação de alguém que, dentro da Igreja, não tinha a preparação para as funções clericais, nem feito os votos que levavam ao sacerdócio.

Assim, devemos compreender que os cristãos leigos são fiéis que pelo Batismo foram incorporados a Cristo, constituídos no Povo de Deus, exercendo sua parte na missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo. O leigo pertence à Igreja, é Igreja, age como Igreja.

Vale lembrar que o leigo também tem um papel fundamental na proclamação da Palavra de Deus. Mas, dentro das celebrações, a leitura do Evangelho é feita pelo sacerdote ou diácono”, afirma Pe. Marcelino. Contudo, o religioso pondera que o leigo pode fazer a leitura fora da Santa Missa.

Laico e leigo
Atualmente, a palavra laico é vista como um atributo de um Estado que funciona separado da religião. Por outro lado, a palavra leigo é na maior parte das vezes usada no seu sentido figurado, que indica uma pessoa que não conhece ou não é especialista em um determinado assunto ou profissão.

Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo. O sacerdote, o presbítero, ou ainda, o padre, como geralmente é chamado, recebe o sacramento da Ordem que lhe confere o múnus de ensinar, de santificar (por meio da liturgia) e de reger os fiéis leigos.

Em poucas palavras, o Juiz Leigo é um auxiliar da justiça que realiza audiências de conciliação e elabora os projetos e sentença. Para se tornar Juiz leigo, é necessária aprovação em teste seletivo. A seleção pública é realizada por cada Tribunal de Justiça e tem caráter temporário.

2 fig Diz-se de ou pessoa não pertencente a determinada profissão ou não versada em algum ramo de conhecimento ou arte; amador, desconhecedor, inexperiente: No interior, ele tinha aulas com um professor leigo. É um leigo em matéria de leis. 3 Jur Diz-se de ou juiz que não é togado, que não se diplomou em direito.

O leigo consagrado
A consagração vivida de modo secular ocorre no caso de leigos que se consagram a Deus pela profissão dos conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência), mas que permanecem atuando no mundo dentro das realidades comuns.

21 de novembro

Dia do Leigo é celebrado no último domingo antes do Advento, neste ano dia 21 de novembro. O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) lançou um subsídio para vivenciar o Dia do Leigo, comemorado sempre no último domingo antes do Advento.

Vocação religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa, um exemplo são os Irmãos Maristas.

Uma análise leiga é uma psicanálise realizada por alguém que não é médico; essa pessoa foi designada analista leiga. Em A Questão da Análise Leiga (1927), Sigmund Freud defendeu o direito daqueles treinados em psicanálise de praticar terapia independentemente de qualquer diploma de medicina.

A primeira é a canônica, que define o leigo como quem não pertence ao clero (e, por extensão, à vida religiosa), abordagem essa que se mostra pouco relevante para o Novo Testamento, a não ser para a compreensão alegórica do sacrifício e do sacerdócio de Cristo, especialmente na Carta aos Hebreus (Hb 4-6).

Leigo. Desconhecedor, Ignorante. Sou leigo no que diz respeito a tributos.

Após a leitura, o leitor diz “Palavra do Senhor.” e a assembleia responde “Graças a Deus.” Em seguida, vem o Salmo Responsorial. Normalmente é tirado do livro dos Salmos, porém existem casos em que o salmo recitado na missa é tirado de cânticos presentes em outros livros da Bíblia.

Ao ler, é preciso comunicar a Palavra de Deus, é uma leitura, um anúncio de salvação para quem ouve. Se você foi chamado para proclamar a Palavra, comece a se preparar uma semana antes, para que a Palavra saia do livro e entre no seu coração. A Liturgia da Palavra deve ser celebrada de tal modo que favoreça a oração.

Sabemos que antes da leitura da palavrava de Deus nas celebrações o sacerdote motiva a assembleia com as palavras “O Senhor esteja convosco”.

Leigo significa um indivíduo com pouco ou nenhum conhecimento em determinada matéria, por exemplo, "um leigo em informática". A acepção tem origem no meio religioso quando se referia ao membro que não possuía os conhecimentos suficientes para determinadas funções dentro da organização religiosa a que pertencia.

“Leigo” é quem não possui conhecimento aprofundado sobre determinada área. “Clérigo” é quem obteve “ordens sacras religiosas” e se tornou membro do conjunto de Sacerdotes, chamado Clero.

O secularismo às vezes é definido como negação da religião, e as pessoas seculares são, portanto, caracterizadas por aquilo em que não acreditam e não fazem. De acordo com essa definição, as pessoas seculares não acreditam em deuses ou anjos, não frequentam igrejas e templos e não realizam ritos ou rituais.

Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga. Nós, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, nos unimos à Igreja e a você para conhecermos e rezarmos juntos pelas VOCAÇÕES.