O que um infartado não pode fazer?

Perguntado por: afelix3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Após um Infarto agudo do miocárdio, os principais cuidados que se deve ter, são:

  • Evitar exercícios físicos intensos, ou levantar pesos;
  • Iniciar o quanto antes o processo de REABILITAÇÃO (orientado pelo/a médico/a que o acompanha);
  • Mudança de hábitos de vida;

Pacientes diabéticos, obesos, homens com mais de 45 anos, hipertensos, pessoas com colesterol alto, com insuficiência renal ou tabagistas apresentam maior risco de infarto. Nestes indivíduos qualquer dor ou desconforto na região do tórax deve levantar suspeitas.

Ações necessárias no tratamento de um infarto
Deve-se reduzir o consumo de açúcares simples e carboidratos e não consumir bebida alcoólica em excesso (até 30g/dia)”, afirma Dotta. Além disso, indica-se a prática regular de exercícios físicos.

"O café em doses usuais não faz mal. Existem vários estudos, como um de 2012, que mostrou que o café não aumenta o risco de doença cardíaca (arritmia, infarto)", explica o cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil.

Praticar exercícios físicos com regularidade também ajuda na vida depois do infarto. O ideal são 30 minutos de atividade física de intensidade moderada todos os dias - caminhadas são uma boa opção, por exemplo. E, com a orientação médica certa, você pode aumentar o tempo e a intensidade do exercício aos poucos.

Nos casos em que todas as áreas do coração são recuperadas, no entanto, a vida pode voltar ao normal gradativamente”. O cardiologista recomenda que o paciente só volte às atividades regulares como trabalhar, por exemplo, um mês depois do ocorrido e inicie atividades físicas moderadas.

Depois de um ataque cardíaco, a maioria das pessoas que não sentem dor ou desconforto no peito, ou outros problemas, podem retornar com segurança a maioria das suas atividades normais dentro de algumas semanas.

Para evitar complicações, o acompanhamento cardiológico é fundamental. Algumas instruções como o tempo de repouso, medicação e cuidados como evitar subir escadas e carregar pesos devem ser respeitadas, para uma boa recuperação.

Em caso de suspeita de infarto agudo do miocárdio (veja quais são os sintomas aqui), Dr. Roberto Kalil recomenda macerar ou mastigar 300mg de ácido acetilsalicílico (AAS), e engolir a medicação em seguida. “Isso vai diminuir o risco ou a gravidade do evento até a chegada do SAMU”, explica o especialista.

Dieta mediterrânea e infarto

  • Frutas e vegetais.
  • Azeite de oliva como principal fonte de gordura.
  • Peixes e aves em quantidades moderada a baixa.
  • Consumo diário de queijos e iogurtes.
  • Carne vermelha consumida em baixas quantidades.
  • Vinho tinto em baixas a moderadas quantidades.

O infarto coronariano é sempre um quadro agudo, não há como uma pessoa estar “infartando há dias”. O que confunde algumas pessoas é que os sintomas podem começar dias ou horas antes. “Clinicamente, trata-se de um quadro chamado angina instável”, afirma Rollemberg.

As informações são #FAKE. De acordo com especialistas, tossir não causará nenhum efeito capaz de retardar ou reverter a parada cardíaca. "A tosse é ineficaz para gerar um débito cardíaco (volume de sangue que é bombeado pelo coração em um minuto) suficiente para manter a perfusão do cérebro e a circulação normais.

Boa para o coração
Comer banana é muito bom para quem sofre de problemas no coração. Quando consumida entre as refeições, a banana ajuda a manter o nível de açúcar no sangue, além de normalizar o batimento cardíaco. O alto teor de potássio e pouco sódio diminui a pressão arterial e reduz o infarto em 40%.

Há anos, as diretrizes nutricionais orientam as pessoas a evitar o leite integral, principalmente devido ao seu teor de gordura saturada. As principais recomendações de nutrição aconselham a limitação da gordura saturada devido à sua suposta conexão com doenças cardíacas.

Os pacientes tratados com stent e terapia de balão podem ser capazes de retornar à sua rotina normal após cerca de uma semana. Pessoas que fazem um trabalho muito físico terão de esperar mais tempo. Verifique com seu médico antes de fazer qualquer atividade física extenuante.

Rotina após o infarto
Em geral, os pacientes continuam tomando medicamentos para afinar o sangue e tendo que praticar os exercícios de fisioterapia, além de dever cuidar do peso, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente para fortalecer o coração.