O que um diabético pode comer no lugar do arroz?

Perguntado por: xrocha . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

- Legumes: lentilhas, feijão, grão de bico, etc. - Proteínas magras: frango, peru, peixe, tofu, etc. Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais, o que pode ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue estáveis.

Após o diagnóstico da doença, grãos integrais podem ser usados para controle da glicemia? Sim e devem ser utilizados. A recomendação alimentar para quem tem diabetes é manter uma dieta rica em fibras, escolher carboidratos de fontes naturais, como cereais integrais, frutas, legumes, leguminosas e laticínios desnatados.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Troca saudável: Optar sempre pelo arroz e macarrão integral porque são benéficos porque tem menos açúcar e consequentemente, menor índice glicêmico.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Segundo Angelica, os piores alimentos para quem convive com a doença são aqueles que têm alto teor de carboidratos refinados e açúcar adicionado, como pães, bolos, refrigerante e cerveja. Fizemos uma lista com a explicação da nutricionista do porquê de cada um.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

Alimentos para diabéticos
Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Aveia: A aveia integral é rica em fibras e possui baixos níveis glicêmicos, o que ajuda uma pessoa portadora de diabetes a manter o equilíbrio no sangue. Iogurte Grego Sem Açúcar: O que não falta no mercado hoje em dia são opções de alimentos zero açúcar, uma delas é o Iogurte Grego, que é rico em proteínas.

Cereais Integrais: Muitos preferem iniciar o dia com uma boa dose de cereais. Os diabéticos não precisam se limitar em relação a isso, mas devem escolher os cereais integrais, que podem ser combinados com leite desnatado ou iogurte sem açúcar.

O açúcar em excesso contribui para o sobrepeso, que é um fator de risco para a diabetes tipo 2. Porém, além de quindim, brigadeiro e outros doces desse tipo, Juliana faz um alerta: "O grande vilão da diabetes é consumo exagerado de carboidratos refinados, como refrigerante, doces, pães, massas, bolos e biscoitos".

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

Mas para baixar a glicose é preciso escolher vegetais sem amido. Nesta lista estão incluídos: pepino, vagem, ervilha, abobrinha, aspargos, folhas verdes, pimentas, couve-flor, brócolis, cebola, alho, alho-poró, entre outros.