O que um dependente químico é capaz de fazer?

Perguntado por: procha . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Devido à busca desenfreada pelo prazer que a droga proporciona e desencadeia no organismo, os usuários podem agir com agressividade ou até mesmo cometer loucuras, causadas tanto pela reação quanto pela síndrome de abstinência que sofrem.

Os dependentes químicos se agarram a um estilo de vida rígido, começam a se sentir desconfortáveis com o que não seja familiar. A dependência química implica um estilo de vida centrado na própria pessoa e a falta de flexibilidade acrescenta certo grau de bem-estar à vida do dependente químico.

A dependência química provoca mudanças significativas no comportamento. À medida que o vício se intensifica, as atitudes se transformam. A pessoa dependente pode apresentar humor oscilante, euforia, depressão, impaciência, desânimo, frustração, agressividade, desinteresse, impulsividade, irritabilidade, etc.

O viciado não aceita conselhos de ninguém, não se importa mais com que os outros pensam e falam a seu respeito não dá satisfação a família dos lugares que frequenta ou com as pessoas com quem se relacionam perde se o sentimento familiar seja ela pai, mãe, esposa, marido, filho e etc.

A relação pode sofrer fortes impactos e, com isso, matrimônios e namoros acabam sendo desmanchados por não encontrarem uma saída mais interessante. Essa dificuldade pode aparecer ainda mais intensa quando o sujeito ainda não se reconhece como um dependente químico, elevando assim os conflitos dentro de casa.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Sintoma 5: Depressão
Outra característica básica de como funciona a mente de um dependente químico é a depressão. Afinal de contas, o uso de entorpecentes altera as sínteses químicas que ocorrem dentro do organismo e, com isso, há uma queda na produção de neurotransmissores ligados à sensação de bem estar.

É uma droga consumida de forma a ser inalada (cheirada) ou injetada, e seus derivados por forma de fumo, todos esses podem viciar a partir do primeiro uso e gerar o efeito de “fissura” nas pessoas.

Os remédios caseiros para amenizar a ansiedade são chás de Kava-kava, valeriana, ashwagandha, erva-cidreira, camomila e lavanda. lembrando que se são complementos para amenizar a ansiedade, mas a visita ao médico é imprescindível e salva a vida do paciente.

Para isso, você precisa se colocar no lugar da pessoa, ser compassivo, compreensivo e tratá-la como gostaria de ser tratado. Julgar está fora dos seus limites, por mais difícil que seja evitar. Ser respeitoso e atencioso, por outro lado, pode fazer de você um porto seguro no processo de desintoxicação e recuperação.

Um dependente só começa a pensar em abandoná-las quando os prejuízos pelo uso forem maiores que os prazeres. Não existe possibilidade de sucesso enquanto eles continuarem usufruindo dos prazeres, enquanto os pais arcam com os prejuízos.

A rotina em função da droga é tão profunda que ele passa a ter vergonha de seus atos. Você tenta estabelecer um diálogo, mas se torna impossível. Sempre olha para baixo quando conversa, ou evita conversar. Esse é um sinal de que talvez seja necessária a internação do dependente químico.

Conhecida pela necessidade incontrolável de usar um tipo de substância de forma compulsiva, a pessoa acometida desse mal acaba sofrendo com distúrbios mentais e físicos. Consequentemente, o seu comportamento se altera, o que pode causar muitas mudanças negativas em sua rotina e também na das pessoas a seu redor.

Os motivos são os mais diversos possíveis, pois, é fácil começar a usar, porém, conseguir sair sozinho dessa é bastante difícil. A pessoa pode vir a consumir simplesmente pela curiosidade de experimentar tais sensações, sair da rotina ou até mesmo pode achar que seja algo divertido.

Procure um lugar calmo para conversar
É importante não se colocar no lugar de cúmplice, demonstrando conivência com as escolhas ruins que ele fez, mas sim oferecer um diálogo aberto e franco, com o objetivo de fazer o dependente entender sobre os impactos do vício e reconhecer que sua ajuda é mesmo necessária.

Significado de Drogado
adjetivo Pessoa que consome droga. Etimologia (origem da palavra drogado). Particípio de drogar.

Qual é a etapa mais difícil de recuperação de dependente químico? Das fases de recuperação da dependência química anteriormente citadas, a fase da reabilitação é a mais crítica, porque, a fase demanda um esforço, dedicação e atenção. É nela que o dependente precisa mais do que nunca do apoio dos familiares.