O que um budista pode fazer?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Budismo/Cinco preceitos

  • Não cometer violências contra qualquer ser vivo. Alguns budistas interpretam este preceito como uma condenação ao consumo de carne. ...
  • Não roubar.
  • Não ser sensualmente impuro. ...
  • Não mentir.
  • Não ingerir substâncias intoxicantes.

O budismo é reconhecido como uma filosofia de vida, porque os ensinamentos de Buda são focados na razão e na análise individual de cada ser humano. Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. Nirvana é o estado mais alto da meditação.

Veja como se comportar e quais os costumes são empregados em um templo budista.

  1. Vista-se apropriadamente. ...
  2. É regra tirar os sapatos. ...
  3. Procure saber se o templo é aberto ao público. ...
  4. Respeite horários e anfitriões. ...
  5. 5 – Não abuse, contemple.

O objetivo do budismo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.

Elas são: A Nobre Verdade do Sofrimento, A Nobre Verdade da Origem do Sofrimento, A Nobre Verdade do Cessar do Sofrimento e A Nobre Verdade do Caminho que conduz à Cessação do Sofrimento.

Os budistas, portanto, não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

Outro aspecto importante em relação ao Budismo é o fato de ser uma religião não teísta, uma vez que rechaça a existência de um Deus ou Criador supremo, em que pese reconhecer a existência de seres não-humanos, como espíritos e divindades, tendo esses apenas posição periférica em relação à doutrina (Wijayaratna, 2002).

A oração no Budismo de Nichiren Daishonin, praticada pelos membros da Soka Gakkai Internacional (SGI), consiste na recitação do daimoku [Nam-myoho-renge-kyo] e do gongyo ao Gohonzon. O gongyo e o daimoku representam a cerimônia na qual nossa vida entra em harmonia com o universo.

Não há, nunca houve, nem nunca haverá um homem que seja sempre censurado, ou um homem que seja sempre louvado.

Além do mais, nossa prática implica orar com o melhor enfoque, duas vezes ao dia.

Esses mensageiros divinos eram representados pela seguinte ordem: Kikazaru, o macaco surdo, era quem observava todas as pessoas que cometiam más ações. Mais tarde, ele as repassava ao macaco cego através da fala. Enquanto isso, Mizaru, o macaco cego, transmitia as mensagens do macaco surdo para o macaco mudo, Iwazaru.

A base dos ensinamentos do Budismo é o sofrimento e a sua consequente extinção. Siddharta Gautama teve a compreensão de que o sofrimento é decorrente do desejo em todas as suas formas.

Esse caminho óctuplo contém os três pilares da prática budista, a ética, a concentração e a sabedoria.

Um retiro espiritual é um evento que busca oferecer uma pausa na rotina unida à experiência de bem-estar e conexão espiritual, em um espaço preparado especialmente para essa finalidade, com objetivos que podem variar a partir da entidade ou pessoa que está organizando.

Quando digo que sou budista, não pretendo manipular os outros com uma motivação de interesse próprio. Mas usar a sabedoria, para beneficiar todos os seres sencientes. Quando digo que sou budista, não é porque quero fugir do mundo e buscar o isolamento.

Nirvana é utilizado num sentido mais geral para designar alguém que está num estado de plenitude e paz interior, sem se deixar afetar por influências externas.