O que um bom funcionário deve ter?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Ser comprometido com suas funções e compromissos é essencial para ter um bom desempenho e garantir bons resultados. Ter responsabilidade, cumprindo prazos, trabalhando as horas previstas e esforçando-se para bater as metas da empresa, também é muito importante.

O colaborador ideal se sente motivado a dar o seu melhor para a organização em que ele está. É também o profissional que constantemente está em busca dos bons resultados para a empresa e está sempre preparado para enfrentar os desafios e dificuldades do dia a dia.

Para ser um bom funcionário é preciso ser confiável, seguro, proativo, diligente, um grande líder e um ótimo discípulo. Mas para ser um empregado realmente indispensável, é preciso um pouco mais. Quanto menor uma empresa, mais importante é que os funcionários consigam pensar e lidar com os problemas sozinhos.

As empresas buscam pessoas que queiram constantemente oferecer o seu melhor e que ambicionam o sucesso na carreira. Geralmente, os profissionais competitivos apresentam soluções e resultados que fazem a diferença nos resultados da empresa.

Reunimos os principais perfis de funcionários que fazem a diferença e tornam o cotidiano empresarial mais produtivo e eficiente.

  • Perfil comunicativo. ...
  • Perfil comprometido. ...
  • Perfil criativo. ...
  • Perfil controlador. ...
  • Perfil analítico. ...
  • Perfil executor.

O melhor funcionário é aquele que emite opiniões positivas, participando de decisões e controvérsias. É aquele que “veste a camisa da empresa”; que “briga” pela empresa e demonstra interesse pelas “coisas” da organização, querendo saber sobre o seu passado, a data da fundação e outras informações.

  • 6 qualidades de um bom profissional. fevereiro 24, 2022. ...
  • Proatividade. Um profissional proativo é aquele que tem iniciativa, sem precisar ser cobrado por outras pessoas. ...
  • Resiliência. ...
  • Criatividade. ...
  • Responsabilidade e comprometimento. ...
  • Comunicação assertiva. ...
  • Vontade de aprender.

Pontualidade. Organização. Planejamento e definição de prioridades. Comprometimento com o trabalho.

8 dicas para se dar bem no trabalho novo

  1. Tenha muita calma. ...
  2. Seja bastante gentil. ...
  3. Tenha equilíbrio. ...
  4. Demonstre disponibilidade. ...
  5. Entenda a cultura da empresa. ...
  6. Faça (muitas) perguntas. ...
  7. Seja claro e busque respaldo. ...
  8. Busque todas as informações.

Liderança, motivação e muita responsabilidade. Essas são algumas das qualidades profissionais mais exigidas no mundo do trabalho. Afinal, de nada adianta um bom curso superior no currículo se o funcionário não tiver desenvoltura o suficiente para lidar com os desafios corporativos.

Mas, afinal, como descobrir o que somos boas fazendo?

  1. Reconheça o que você gosta de fazer.
  2. Note quais são os seus pontos fortes.
  3. Observe os seus pequenos sucessos.
  4. Pense no que você faz para se divertir.
  5. Questione as pessoas próximas.
  6. Aposte em testes vocacionais.

Podemos citar alguns exemplos de pontos a desenvolver como: comunicação, trabalho em equipe, melhoria nos relacionamentos, controle de estresse, gestão de tempo, foco, entre muitos outros.

Em um mapeamento comportamental, é comum que surjam combinações diferentes entre os tipos de perfis existentes, mas a predominância é sempre de um deles:

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Analista;
  • Planejador.

Saiba qual perfil você precisa
Caso seja um cargo que outro colaborador desempenha de maneira excelente, reflita sobre as características que fazem esse colaborador ser bom em seu trabalho. Além disso, liste as responsabilidades do cargo a ser preenchido e se baseie nestas informações para a sua nova contratação.

Quais são os tipos de perfis comportamentais? Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis.