O que um bebê de 1 mês enxerga?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

Se os pais tiverem um dos avós com olhos azuis, as chances de terem um bebê de olhos azuis sobem um pouco; 4. Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as probabilidades são maiores da criança ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós; 5.

Por volta das 18 semanas de gravidez, seu filho ouve os primeiros sons. Em 24 semanas, essas orelhinhas estão se desenvolvendo rapidamente. A sensibilidade do seu bebê ao som vai melhorar ainda mais com o passar das semanas.

O bebê bem estimulado conhece a voz do pai e reconhece essa voz ao nascimento, associando-a ao rosto, o cheiro, o tato. Este vínculo estabelecido durante a gestação é fundamental para o elo psicoafetivo que será amadurecido durante o desenvolvimento.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Por enquanto, no início da vida, eles só pensam naquilo: calorzinho do colo, alimento, e as vozes e imagens carinhosas de mães e pais.

Certamente você já deve ter ouvido da sua mãe, tia ou avó que não se deve tocar na moleira do bebê, mas isso é um mito. O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível.

É capaz de produzir sons isolados, mas não forma palavras. Não faz enunciados de duas palavras, mesmo quando faz palavras com os sons que identifica. Evita o uso de junções nas orações, porque ele se comunica através da simplificação; ou seja, preferem usar palavras que por si só expressem tudo o que querem comunicar.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.