O que um aluno pode exigir de um professor?

Perguntado por: epires . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Direito de ter à sua disposição o material didático em condições de ser utilizado. Direito de beneficiar e participar em ações de formação que concorram para o seu enriquecimento profissional. Direito de dispor de um expositor para afixação de documentação.

2º - O aluno tem direito à educação e à instrução, sendo-lhe asseguradas, através do Estado todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e solidariedade humana.

A legislação brasileira determina que as escolas não podem cobrar, dos pais ou responsáveis, itens de uso coletivo, ou seja, aqueles que serão utilizados por todos os estudantes ou que beneficiarão toda a comunidade escolar. A regra vale para escolas particulares ou públicas.

O(a) estudante pode gravar a aula do(a) professor(a)? A resposta é não, mas desde que alguns políticos passaram a estimular essa prática ilegal, que pode resultar em diversos crimes, esse tipo de situação passou a fazer parte das preocupações dos(as) profissionais da educação.

O texto dá autonomia para professores e coordenadores revistarem as mochilas dos alunos e amplia o suporte das forças de segurança pública. “Essa lei compila várias legislações existentes”, destacou Caiado.

De acordo com a Constituição Federal Brasileira todas as pessoas tem direito de liberdade e esse direito da a liberdade para que as pessoas possam se locomover, assim, o professor não pode impedir o aluno de ir ao banheiro.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Temos o dever de estudar os assuntos ensinados e fazer os deveres de casa. Mas os nossos deveres como alunos não são apenas os de estudar e tratar bem o professor. Também temos o dever de tratar com respeito e dignidade nossos colegas e os funcionários da escola.

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.

Orientar, dirigir e ministrar o ensino de sua disciplina/módulo, cumprindo integralmente o programa e a carga horária, os dias letivos, os horários estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação institucional, à reflexão pedagógica e ao desenvolvimento profissional.

Cinco direitos fundamentais da criança e do adolescente: você sabe quais são?

  • Direito à vida e à saúde. ...
  • Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. ...
  • Direito à convivência familiar e comunitária. ...
  • Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. ...
  • Direito à profissionalização e à proteção no trabalho.

O professor pode pedir para o aluno se retirar e o diretor pode colocá-lo para dentro da sala novamente. Este último alega que a legislação diz que o aluno tem o direito de aprender, mas esta ação faz com que o professor saia sem respaldo e ocasionará problemas maiores com a equipe e com os alunos.

Trata-se de uma prática ilegal, de acordo com o art. 6º, da lei nº 9.870 de 1999.

Virou lei: escolas no ES não podem mais cobrar por material de uso coletivo. “A escola não pode exigir material que não possua finalidade pedagógica, material de uso coletivo, exigir marca específica ou a aquisição em determinado estabelecimento.

A divulgação sem autorização de gravações de professores em sala de aula, seja em áudio ou em vídeo, também fere o direito de imagem.

Na decisão, foi pontuado que é lícita a gravação de conversa (ou gravação clandestina) realizada por um dos interlocutores, mesmo sem o conhecimento do outro, quando não existe causa legal de sigilo. Nesse caso, a gravação pode perfeitamente ser utilizada como prova em processo judicial.

O professor pode tirar ponto do aluno até o ponto em que o aluno cometeu um erro seja em relação as atitudes, seja em relação a erros de prova. O erro em relação as atitudes ocorrem quando o aluno age contra as regras impostas, como: mal comportamento, não realizar atividades e etc.

Então, sim. Tem todo o direito de recolher o telefone celular do aluno que o esteja utilizando dentro de sala de aula e durante a aula. Afastando as questões jurídicas, acho que o ideal é não permitir celulares, mais prático e menos stress. Confiscar ?

Entre os substitutos do objeto para transportar o material escolar estão um tambor de lixo, um carrinho de bebê, uma pipoqueira, uma gaiola de canil e até mesmo o boneco de um M&M em tamanho real.