O que um administrador faz no seu Dia-a-dia?

Perguntado por: laparicio8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Um administrador de empresas é um profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo. Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.

O que faz um administrador? O trabalho do administrador consiste em planejar, organizar, liderar e controlar. Sendo assim, entre as principais atribuições desse profissional estão: o desenvolvimento de projetos, a liderança de equipes, o controle de recursos, a definição de estratégias e a tomada de decisões.

Confira as 7 habilidades do administrador

  • Aprender a tomar decisões difíceis. ...
  • Ter habilidade para negociar. ...
  • Saber agir estrategicamente. ...
  • Solucionar possíveis conflitos. ...
  • Ter uma boa comunicação. ...
  • Gerenciar o tempo. ...
  • Aprender com os erros.

Quais são as 4 funções da administração? As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.

No cargo de Administrador de Empresas se inicia ganhando R$ 2.119,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.775,00. A média salarial para Administrador de Empresas no Brasil é de R$ 3.094,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração de Empresas.

5 áreas da Administração que estão em alta

  • Auditoria. Uma auditoria de qualidade significa ter uma empresa mais rentável e que atua de acordo com a legislação vigente. ...
  • Consultoria. ...
  • Planejamento estratégico. ...
  • Finanças. ...
  • Comércio exterior.

Segundo Katz, podemos dividir as habilidades em três grandes grupos: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais. Todas essas habilidades são importantes para um administrador e mesmo para outros profissionais.

Para KATZ, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.

As rotinas administrativas são tarefas do dia a dia que dão apoio às atividades centrais de todas as áreas de uma empresa, garantindo, assim, o bom funcionamento do negócio. Elas são realizadas por etapas e ajudam a cumprir prazos e organizar as diversas demandas presentes no ambiente de trabalho.

A função de direção na administração é fundamental para o sucesso da empresa. Ela envolve a liderança e a supervisão de uma equipe, a definição de objetivos claros e a implementação de estratégias eficazes para alcançá-los.

A rotina administrativa de uma empresa pode ser dividida em quatro pilares: gestão financeira, atendimento ao cliente, marketing e gestão de pessoas. Com cada uma dessas bases firmadas, você terá a base perfeita para construir uma empresa de sucesso.

Dentre os setores mais buscados para a atuação do administrador estão a administração pública, Recursos Humanos e logística, por exemplo. Além disso, caso o administrador não tenha interesse em prestar serviços como contratado pode seguir carreira no empreendedorismo atuando no seu próprio negócio.

Área financeira
O setor financeiro das empresas – sejam elas públicas, privadas ou bancárias – oferecem altos salários para os seus profissionais de Administração, pois a pressão e as metas são bem elevadas. Assim, para os que derem conta, é justo que a remuneração seja superior.

Em média, no Brasil, um administrador recebe R$ 4.248,35* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. O piso salarial da profissão é de R$ 3.853,10* e o teto salarial é de R$ 9.919,19*.

Isto se deve ao fato de um administrador poder trabalhar em empresas de diversos portes e em diferentes setores da economia. Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, em órgãos públicos e no terceiro setor. Também pode atuar como autônomo (prestando consultorias) e até abrir seu próprio negócio.