O que transforma conflito em confronto?

Perguntado por: sourique . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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Sendo assim, a forma para não deixar um conflito virar confronto é investir na boa comunicação, no diálogo entre pessoas que, muitas vezes, pensam de forma diferente. Para que um conflito de ideias não se transforme em um confronto entre pessoas, é importante sentar e conversar o quanto antes.

No confronto normalmente ocorre a disputa, o embate. Busca-se vencer, aniquilar, anular, ideias e pensamentos. Uma das características é, em geral, ter como saldo um ganhador e um perdedor pelo menos.

Evitar conflitos gera desconforto e frustração.

  1. Esteja aberto ao conflito; não se feche. ...
  2. Conecte-se com o conflito. ...
  3. Enfrente as suas inseguranças e medos. ...
  4. Expresse os seus interesses de forma assertiva. ...
  5. Não seja muito exigente consigo mesmo. ...
  6. Não pense que o confronto é errado.

O que é: Geralmente em grupo, a terapia faz com que você encene seus problemas. O grupo discute e avalia como cada um se sentiu no processo. A ideia é que externando as emoções, seja mais fácil enxergá-las.

Geralmente, isso acontece devido a uma má comunicação entre os envolvidos, que não conseguiram expor seus argumentos da forma como gostariam. O papel da comunicação para evitar confrontos desnecessários é primordial. Uma má comunicação resulta em discussões vazias, que sugam tempo e energia.

Os quatro níveis de conflito são:

  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Intragrupo;
  • Intergrupo.

4.4 Níveis de conflito
Os conflitos podem ser intrapessoal (conflito interno), interpessoal (conflito entre pessoas), intragrupal (conflito dentro do grupo) ou intergrupal (conflito entre grupos).

4 técnicas de gestão de conflitos que você precisa conhecer

  1. 1 – Colaborar para resolver os problemas. Colaborar é a técnica de gerenciamento de conflitos mais produtiva. ...
  2. 2 – Suavizar a situação. ...
  3. 3 – Atue como um mediador. ...
  4. 4 – Deixe claro que estão em um ambiente profissional.

5 Estilos de Gestão de Conflitos

  • Efeitos positivos dos conflitos. Faz parte do dia-a-dia do gestor/líder gerir conflitos. ...
  • Estilo Competitivo. ...
  • Estilo de Evitamento. ...
  • Estilo de Compromisso. ...
  • Estilo de Acomodação. ...
  • Estilo de Colaboração.

Passos para resolver conflitos

  1. Ouça com atenção. Mantenha sempre a calma e guarde silêncio. ...
  2. Não interrompa. ...
  3. Coloque-se no seu lugar. ...
  4. Reafirme o que seu interlocutor diz. ...
  5. Admita que você não tem razão, se for o caso. ...
  6. Olhe o melhor lado da outra pessoa.

Como perder o medo de conflitos?

  1. Aceite que não é possível agradar todo mundo. Quando você se propõe a não desagradar as pessoas, passa a vida inteira se policiando para não dizer ou fazer nada que possa parecer ofensivo. ...
  2. Ouça. ...
  3. Espere a poeira baixar. ...
  4. Não deixe passar muito tempo. ...
  5. Faça sugestões.

O caminho para o perdão requer foco, determinação e perseverança, ou seja, caminhar com passos firmes na esperança. A esperança é uma fiel aliada na arte de saber ressignificar, perdoar e reconciliar-se consigo mesmo, com o outro e com Deus. Precisamos amar a si mesmo e se abrir para o que você realmente é.

Assim, considera-se a terapia cognitivo-comportamental e análise do comportamento a melhor abordagem da psicologia para lidar com as pessoas que possuem a ansiedade como distúrbio.

Psicanálise

1. Psicanálise. Essa, provavelmente, é a abordagem da Psicologia mais conhecida pelas pessoas em geral. Sigmund Freud é o nome do teórico que a desenvolveu — e que é famoso até hoje, inclusive em muitas expressões bem-humoradas (como o clássico “Freud explica”).

A palavra conflito, conforme definição do dicionário, pode ser entendida como a “oposição mútua entre as partes que disputam o mesmo direito, competência ou atribuição”. Dessa forma, sempre que houver dois interesses distintos, de pessoas distintas e que não coincidam, estaremos diante de uma situação de conflito.

Confira abaixo:

  1. SEJA NEUTRO. Todo líder sabe que a imparcialidade é um pré-requisito para que a mediação funcione. ...
  2. RESERVE UM TEMPO PARA ADMINISTRAR O CONFLITO. ...
  3. REÚNA OS ENVOLVIDOS EM LOCAL ADEQUADO. ...
  4. SE PREPARE PARA A MEDIAÇÃO. ...
  5. TENHA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. ...
  6. SEJA ASSERTIVO. ...
  7. SE COLOQUE NO LUGAR DOS ENVOLVIDOS.

Conversas difíceis são difíceis porque existem sentimentos envolvidos. Expressar emoções é arriscado. Assim, muitas pessoas enquadram conversas difíceis de maneiras que ignoram seu conteúdo emocional. Sentimentos inesperados podem voltar a conversar e podem preocupar as pessoas para que não consigam ser bons ouvintes.