O que trabalhar primeiro o alfabeto ou as vogais?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

Entre 4 e 6 meses. Neste período, o pequeno já começa a balbuciar as vogais A, E e U.

Não é regra, mas começar pelas vogais facilita o processo de alfabetização. Vale ressaltar que a aprendizagem não começa na idade escolar, mas desde seus primeiros anos de vida, tendo em vista que as funções cerebrais estão se formando e estruturando.

Boa parte das crianças começa a reconhecer algumas letras entre os 2 e 3 anos de idade, e consegue identificar a maioria entre os 4 e 5 anos. Isso significa que você pode começar a apresentar o alfabeto ao seu filho quando ele tiver cerca de 2 anos -- mas não espere que ele aprenda tudo em pouco tempo.

Isso pode ser feito com simples ações cotidianas, como cantar canções com rimas, ler placas na rua, ler em voz alta uma receita, ler a mesma história, apontar letras no ambiente. A imersão em um ambiente rico em literatura prepara as crianças para a alfabetização.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Use a letra impressa, sempre começando pelas vogais, ajude a criança a fazer a letra com massinha e tatear sobre ela. Emita o som correspondente. Na sequência, pode exibir um desenho que comece com o som (fonema) exercitado e trabalhe nele. O conjunto de ações vai auxiliar o trabalho multisensorial infantil.

Algumas atividades indicadas no uso do alfabeto móvel são:

  1. Incentivar a criança a escrever o próprio nome. ...
  2. Quando a criança fizer atividades de desenho/pintura, pedir para ela escrever o seu nome. ...
  3. Trabalhar o pareamento das letras com imagens. ...
  4. Relacionar as letras, e a formação das palavras, com os seus brinquedos.

HABILIDADES: (EF01LP10) NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO E RECITÁ-LO NA ORDEM DAS LETRAS (EF01LP04) DISTINGUIR AS LETRAS DO ALFABETO DE OUTROS SINAIS GRÁFICOS.

Faça atividade de reconhecimento de vogais
Uma boa ideia é confeccionar cartões com cada vogal e colocá-los em um local de fácil visualização, por exemplo, no quarto ou no ambiente de estudo. Dessa forma, é possível memorizar as vogais e estimular a criança a colocar em prática o que ela aprendeu.

O papel das vogais na escrita e leitura é de fato muito importante e precisam ser trabalhadas logo nos primeiros anos da educação infantil. Para isso, o educador pode fazer diversas atividades lúdicas com músicas, por exemplo, que tem o objetivo de fixar os sons das vogais na mente da criança.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

As vogais são letras que representam sons puros e são fundamentais para formar as sílabas e as palavras. Uma maneira divertida de ensinar as vogais é por meio de atividades complete com as vogais que envolvam a associação dos sons às letras. Uma das atividades mais comuns é a atividade de completar com as vogais.

O que devemos ensinar primeiro? Devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.

Afinal, como ensinar o alfabeto para crianças?

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

Reconhecer as letras do alfabeto na lista de nomes da turma. Construir hipóteses de escrita sobre seu o próprio nome e os nomes dos colegas. Escrever uma lista de nomes dos colegas com auxílio do professor. Identificar e reconhecer os nomes e os sons das letras como representação da fala.

Na fase da alfabetização, existem escolas que começam a introduzir as letras por volta dos 4 ou 5 anos de idade. Nesse caso, as crianças que já frequentam a escola podem começar o aprendizado de forma gradual para serem alfabetizadas de fato por volta dos 6 a 7 anos.

Além disso, pode ocasionar problemas como sobrecarga, deficiências na coordenação motora, apatia, desinteresse, desmotivação e estresse. “Aprender a ler não é simplesmente decifrar as letras, mas sim dominar um sistema simbólico, o que exige um grande amadurecimento neuropsíquico”, explica a diretora.

LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | Plataforma Espaço Digital.

Etapas da Alfabetização

  • Pré-silábica: Essa fase se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças tentam diferenciar os desenhos da escrita, identificando o que se pode ler. ...
  • Silábica:
  • Silábico-alfabética:
  • Nível Alfabético: