O que trabalhar no campo de experiência corpo gesto e movimento?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O campo de experiência corpo, gestos e movimentos, trabalha com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem ...

É através do movimento dos seus corpos que as crianças vão constituindo a noção de limites e potencialidades motoras. Além de produzirem conhecimento sobre si e sobre o outro, se relacionarem com o ambiente, se expressarem e desenvolverem conhecimento sobre o que é seguro ou não.

Dessa maneira, atividades de teatro, dança e música são muito bem-vindas, principalmente para estimular a coordenação motora.

O primeiro dos campos de experiência BNCC é: O eu, o outro e o nós. Neste campo, serão trabalhadas brincadeiras e atividades lúdicas que desenvolvam as relações da criança com ela mesma, com o outro e ainda a relação dela com colegas, com o professor, com pais, enfim, com toda a sociedade em geral.

O movimento de pinça ajuda muito na hora de pegar o lápis. Para que a criança chegue nessa etapa, na Montessori Escola Infantil, ela realiza um aprendizado gradual. O objetivo é que ocorra uma trajetória de evolução e, dessa forma, aconteça a chamada escrita espontânea.

Conte para as crianças que vocês irão conversar sobre as partes do corpo e descobrir o que é possível fazer com mãos, pés, boca, cabeça, dentre outras, por meio de algumas brincadeiras com imagens, vídeos e músicas. Disponibilize para as crianças várias imagens de partes do corpo no centro da roda.

Corpo, gestos e movimentos: (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

A criança se expressa com seu corpo, através do movimento. O corpo possibilita a criança apreender e explorar o mundo, estabelecendo relações com os outros e com o meio, de forma a se descobrir.

Movimentar o corpo ajuda na liberação de hormônios que atuam diretamente em seu bem-estar. É uma forma de precaver sua boa saúde mental e também combater a depressão. Exercícios como a dança permitem sua leve expressão corporal.

O papel do professor ou pedagogo que trabalha na educação infantil é proporcionar aos seus alunos processos de afetividade, pensamento, motricidade e linguagem, na qual a dinâmica psicomotora auxilia no potencial de relação pela via do movimento, incentiva o brincar e amplia a possibilidade de comunicação.

A habilidade EI02CG02 consiste em: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS
Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.

A preensão manual é um movimento realizado pelas mãos que está presente na nossa vida desde nossa fase como bebê, nessa fase, nós temos um movimento reflexo, também conhecido como reflexo palmar, com certeza você já encostou na mão ou no pé de um bebê e ele fechou seus dedos segurando sua mão, por exemplo.

Sugestões extras de brincadeiras para esta faixa etária

  • Criar fantoches com meias nas mãos.
  • Brincar de equilibrar uma folha de papel ou revista na cabeça.
  • Inventar nomes diferentes para os objetos da casa.
  • Colocar um brinquedo num pote com água no congelador e depois brincar de tirá-lo do gelo.
  • Brincar de ciranda.

Ao colocar o corpo em movimento, especialmente em atividades prazerosas, acontece a liberação de endorfina, o principal hormônio responsável pela sensação de bem-estar, alegria, bom humor e satisfação. Isso ocorre em curto prazo, logo após finalizar a prática.

A habilidade EF01CI02 consiste em: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Explorar diferentes posturas corporais, como: Sentar-se em diferentes inclinações. Deitar-se em diferentes posições. Ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc. Ampliar progressivamente a destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de realizar diversas atividades.