O que trabalhar no 1 ano de acordo com a Bncc?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

HABILIDADES ESPECÍFICAS DO 1° ANO:

  • (EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

5 questões de alfabetização para alunos do 1º ano

  • Escrita de nomes e letra inicial. ...
  • Reconhecimento de palavras e nomes de objetos. ...
  • Nome próprio e quantidade de letras. ...
  • Identificação de sílabas. ...
  • Compreensão leitora e produção de texto.

Língua Portuguesa
Traçado das letras de forma maiúsculas. A ordem alfabética. Identificação das vogais e das consoantes. Análise do sistema ortográfico: • Reflexões sobre as letras: • R no início das palavras.

Identificar a forma gráfica das palavras que rimam. Considerar que qualquer palavra pode rimar com qualquer palavra. Considerar como rima o inícia das palavras e não só o final.

5 atividades para bebês de 1 ano

  1. Brincando com grãos. Essa primeira atividade para crianças de 1 ano é muito importante para estimular o tato da criança e ajudá-la a criar novas conexões neurais. ...
  2. Rimas. Estimular a fala da criança é muito importante nessa idade. ...
  3. Brincadeiras musicais. ...
  4. Caixas temáticas. ...
  5. Acertar a bola.

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

O 1º Ano tem como objetivo principal garantir que os alunos apropriem-se da cultura escrita e matemática, através da formulação e da reformulação de hipóteses.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

Dicas de alfabetização

  • Clube da leitura e contação de histórias.
  • Jogos de caça-palavras e palavras-cruzadas.
  • Trava-línguas.
  • Jogos de ritmo e rima.
  • Explore os sons das palavras.
  • Aprendendo com música.
  • Embaralhando as palavras.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Habilidades de leitura a serem analisadas
localizar informações explícitas em um texto; distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; estabelecer relações lógica-discursivas presentes no texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

A BNCC divide as práticas de linguagem em quatro categorias: 1) Leitura/escuta (compartilhada e autônoma); 2) Escrita (compartilhada e autônoma); 3) Oralidade e 4) Análise linguística/semiótica (alfabetização) e logo a seguir oferecemos um quadro com os eixos trabalhados, seus objetos de conhecimento e os objetivos de ...

As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente. Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.

  • 1 – Nova Escola. A Nova Escola, Fundação Lemann e o Google.org tem um projeto que disponibiliza mais de 6 mil planos de aula prontos e alinhados à BNCC. ...
  • 2 – Gênero e Educação. ...
  • 3 – Diário de Inovações.

V – Anos Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA): carga horária de 27 (vinte e sete) aulas semanais com duração de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, totalizando 540 (quinhentas e quarenta) aulas semestrais, o que corresponde a 405 (quatrocentas e cinco) horas semestrais, nos ...