O que trabalhar na fase pré silábica?

Perguntado por: aalves8 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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a pauta sonora à pauta escrita e, assim, podem perceber que eles leem o que está grafado no papel. - Analisar a distribuição espacial dos textos e a orientação das fases (da esquerda para a direita, de cima para baixo, o espaçamento entre as palavras).

Características: Escrever e desenhar tem o mesmo significado. A criança não diferencia letras de números. Demonstra que ainda não entende a escrita como representação gráfica da fala.

Hipótese pré-silábica
Esses alunos ainda não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito. Sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita, de forma contínua. A escrita do aluno, nessa hipotese, pode ser grafada com letras, desenhos e outros símbolos.

Quando as crianças em fase de alfabetização são solicitadas a ler textos sem saber o que está escrito e o ensino é pautado apenas na memorização das sílabas, de forma descontextualizada, elas acabam identificando as letras, mas não entendem as palavras.

Relativamente muitas crianças de 4 a 6 anos de idade ainda não sabem escrever, mas ao escrever percebem que na sua escrita a um valor sonoro convencional das palavras mesmo não compreendendo este sistema. As crianças começam a desenvolver sua escrita antes mesmo da fase escolar ou alguém colocar um lápis em sua mão.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Para os alunos silábico-alfabéticos, você pode oferecer um banco com as palavras para completar a cruzadinha. O desafio é ler e encontrar as palavras que se encaixam na cruzadinha. As crianças adoram fazer cruzadinhas. Elas proporcionam muita reflexão sobre a escrita alfabética.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

Para Frith (1985), a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita é um processo interativo e passa por três fases: logográfica, alfabética e ortográfica.

A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

Disortografia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio geralmente também são afetados pela dislexia. Embora também esteja relacionado à linguagem escrita, é mais amplo do que a disgrafia e pode envolver desde a falta de vontade de escrever até a dificuldade em organizar informações.

Terceiro Nível – Silábico

  • Quantitativo: para cada sílaba o aluno põe uma letra sem pensar na correspondência sonora.
  • Qualitativo: escreve para cada sílaba uma letra com correspondência sonora. ...
  • Silábico-alfabético: ora escreve as sílabas completas (simples) e ora usa apenas uma letra para representá-la.

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

A criança com hipótese pré-silábica pode ter contato com textos mais longos, para além de listas. Dar como tarefa o recorte de letras do alfabeto, ensinar a letra inicial das palavras ou ser exposto somente ao trabalho com palavras. Pedir que os alunos escrevam usando letras maiúsculas e minúsculas ou letra cursiva.

Como as crianças aprendem a ler
Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Leitura inicial ou decodificação
Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. Assim, ela já consegue ler textos simples.

c) Método silábico: A palavra já explica - a pessoa vai ser alfabetizada por meio das sílabas, o famoso “ba-be-bi-bo-bu”. O professor começa apresentando as mais simples e depois segue para as complexas (como “tra”, “lha”, “nho”). Aos poucos, a criança passa a montar palavras com as famílias silábicas que já aprendeu.