O que trabalhar na Educação Infantil de acordo com a BNCC?

Perguntado por: emaciel . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.

Assim, São cinco o Campos de Experiências considerados na BNCC:

  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gesto e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. ...
  • Referências:

Criança gosta mesmo é de brincar. O primeiro dia de aula deve ser recheado de brincadeiras para envolver os pequenos e propiciar abstração das tensões do momento. Essas atividades também podem ser manejadas para promover a aproximação entre as crianças e entre elas e a professora.

Atividades lúdicas e divertidas para educação infantil 4 anos

  1. 1 – Hora de dançar: Campo de experiência BNCC: Corpo, gestos e movimentos. ...
  2. 2 – Lista de compras: ...
  3. 3 – Contar histórias: ...
  4. 4 – Quantos brinquedos têm na caixa: ...
  5. 5 – Quem é maior que quem? ...
  6. 6 – Alfabeto de massinha: ...
  7. 7 – Colando bolinhas de papel: ...
  8. 8 – Quente e frio:

O que são os códigos alfanuméricos?

  • EO – O eu, o outro e o nós.
  • ET – Corpo, gestos e movimentos.
  • EF – Traços, sons, cores e formas.
  • TS – Escuta, fala pensamento e imaginação.
  • CG – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece.

Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Princípios políticos – garantia dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

Tipo de atividades que podem ser realizadas em cada campo de experiência

  • pintar e misturar cores;
  • explorar diferentes texturas e pesos;
  • participar de jogos musicais;
  • identificar sons da natureza;
  • cantar;
  • brincar com massinha através de modelagem;
  • contar histórias;
  • fazer dobraduras.

Sugestões extras de brincadeiras para esta faixa etária

  • Criar fantoches com meias nas mãos.
  • Brincar de equilibrar uma folha de papel ou revista na cabeça.
  • Inventar nomes diferentes para os objetos da casa.
  • Colocar um brinquedo num pote com água no congelador e depois brincar de tirá-lo do gelo.
  • Brincar de ciranda.

Atividades para crianças pequenas, 2 a 3 anos

  • Brinquedo de encaixar.
  • Atividade para estimular a coordenação motora e concentração.
  • Carimbos de esponja.
  • Brinquedo para relacionar cores e formas.
  • Bilboquê de garrafa pet.
  • Estrada para tampinhas de garrafa.
  • Carinhas das emoções e sentimentos.

Nessa idade, também se inicia o processo de pré-alfabetização, que envolve o reconhecimento das letras e a leitura de pequenas palavras, como “oi”, “ai”, “ei”, entre outras. As noções quantitativas também se tornam mais realistas, como, por exemplo, entender que R$10 reais é o mesmo que 10 moedas de R$1,00.

As séries iniciais do Ensino Fundamental são marcadas pela descoberta das linguagens formais, que envolvem o domínio da leitura e da escrita e a utilização formal dos números e símbolos matemáticos.

O eu, o outro e o nós (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento para os bebês:
movimentar as partes do corpo para se expressar; explorar sons do próprio corpo e do ambiente; reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer o nome dos outros; explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais.

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Por esse motivo, na BNCC organizam- se os objetivos de aprendizagem, considerando-se três subgrupos etários: bebês (0-18 meses), crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, a Base estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.