O que trabalhar na Educação Infantil de acordo com a BNCC?
Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.
Quais os 5 campos de experiência da BNCC na educação infantil?
Assim, São cinco o Campos de Experiências considerados na BNCC:
- O eu, o outro e o nós. ...
- Corpo, gesto e movimentos. ...
- Traços, sons, cores e formas. ...
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. ...
- Referências:
O que trabalhar primeiro na Educação Infantil?
Criança gosta mesmo é de brincar. O primeiro dia de aula deve ser recheado de brincadeiras para envolver os pequenos e propiciar abstração das tensões do momento. Essas atividades também podem ser manejadas para promover a aproximação entre as crianças e entre elas e a professora.
O que trabalhar na Educação Infantil 4 e 5 anos?
Atividades lúdicas e divertidas para educação infantil 4 anos
- 1 – Hora de dançar: Campo de experiência BNCC: Corpo, gestos e movimentos. ...
- 2 – Lista de compras: ...
- 3 – Contar histórias: ...
- 4 – Quantos brinquedos têm na caixa: ...
- 5 – Quem é maior que quem? ...
- 6 – Alfabeto de massinha: ...
- 7 – Colando bolinhas de papel: ...
- 8 – Quente e frio:
Quais são os códigos da BNCC da Educação Infantil?
O que são os códigos alfanuméricos?
- EO – O eu, o outro e o nós.
- ET – Corpo, gestos e movimentos.
- EF – Traços, sons, cores e formas.
- TS – Escuta, fala pensamento e imaginação.
- CG – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Quais são os 5 eixos da Educação Infantil?
São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece.
Quais são os princípios básicos da Educação Infantil?
Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Princípios políticos – garantia dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
O que trabalhar em cada campo de experiência da Educação Infantil?
Tipo de atividades que podem ser realizadas em cada campo de experiência
- pintar e misturar cores;
- explorar diferentes texturas e pesos;
- participar de jogos musicais;
- identificar sons da natureza;
- cantar;
- brincar com massinha através de modelagem;
- contar histórias;
- fazer dobraduras.
O que trabalhar na Educação Infantil de 0 a 3 anos?
Sugestões extras de brincadeiras para esta faixa etária
- Criar fantoches com meias nas mãos.
- Brincar de equilibrar uma folha de papel ou revista na cabeça.
- Inventar nomes diferentes para os objetos da casa.
- Colocar um brinquedo num pote com água no congelador e depois brincar de tirá-lo do gelo.
- Brincar de ciranda.
O que trabalhar na educação infantil 2 e 3 anos?
Atividades para crianças pequenas, 2 a 3 anos
- Brinquedo de encaixar.
- Atividade para estimular a coordenação motora e concentração.
- Carimbos de esponja.
- Brinquedo para relacionar cores e formas.
- Bilboquê de garrafa pet.
- Estrada para tampinhas de garrafa.
- Carinhas das emoções e sentimentos.
O que ensinar no pré de 5 anos?
Nessa idade, também se inicia o processo de pré-alfabetização, que envolve o reconhecimento das letras e a leitura de pequenas palavras, como “oi”, “ai”, “ei”, entre outras. As noções quantitativas também se tornam mais realistas, como, por exemplo, entender que R$10 reais é o mesmo que 10 moedas de R$1,00.
O que se aprende do 1 ao 5 ano?
As séries iniciais do Ensino Fundamental são marcadas pela descoberta das linguagens formais, que envolvem o domínio da leitura e da escrita e a utilização formal dos números e símbolos matemáticos.
O que significa o código EI02EO01 na Educação Infantil?
O eu, o outro e o nós (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Quais são os objetivos de aprendizagem da BNCC Educação Infantil?
Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento para os bebês:
movimentar as partes do corpo para se expressar; explorar sons do próprio corpo e do ambiente; reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer o nome dos outros; explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais.
Quais são os conhecimentos e saberes na Educação Infantil?
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Quais são as três faixas etárias da Educação Infantil?
Por esse motivo, na BNCC organizam- se os objetivos de aprendizagem, considerando-se três subgrupos etários: bebês (0-18 meses), crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).
Quais são os 6 direitos de aprendizagem na Educação Infantil de acordo com a BNCC?
A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, a Base estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.