O que trabalhar na educação infantil de 0 a 3 anos?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Sugestões extras de brincadeiras para esta faixa etária

  • Criar fantoches com meias nas mãos.
  • Brincar de equilibrar uma folha de papel ou revista na cabeça.
  • Inventar nomes diferentes para os objetos da casa.
  • Colocar um brinquedo num pote com água no congelador e depois brincar de tirá-lo do gelo.
  • Brincar de ciranda.

Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

É no 1º ano que as crianças vão aprender a ler e a escrever, a compreender o que leem e o que ouvem, a falar e a ouvir o outro, a conhecer o mundo e a participar das práticas sociais e culturais.

É nesta idade que ela aprende a andar, fala suas primeiras palavras e começa a ter um senso de independência. Também começa a ter um melhor controle dos seus movimentos e a se expressar de forma mais clara. Nesta idade, é importante que as crianças recebam muito mais estímulos para o seu desenvolvimento.

As atividades desenvolvidas no Berçário buscam aproveitar um período privilegiado, quando as crianças têm seu momento de maior desenvolvimento. Os bebês aprendem de um universo muito particular principalmente pelos mecanismos de repetição, imitação e exploração sensorial, por meio do brincar.

Chamamos de Berçário a etapa da educação infantil, não obrigatória, voltada para o cuidado de bebês e crianças no período de ausência dos pais. Mas além disso, é função dos berçários estimular o desenvolvimento motor dos pequenos, a partir da realização de atividades educativas apropriadas para cada idade.

Quando chega a fase da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os primeiros traços são com letras de forma, ideais para essa etapa, pois são mais simples. “A letra cursiva só entra quando o aluno tem pleno domínio da escrita, porque exige mais habilidade e coordenação motora”, explica a coordenadora.

A BNCC na educação infantil também traz orientações para que as creches e pré-escolas estimulem a criança a se expressar, dialogando com criatividade e sensibilidade as suas necessidades, sentimentos, emoções, dúvidas, opiniões, descobertas e hipóteses.

Apreciação musical; Percepção auditiva (sons do corpo); Expressão corporal; Concentração; Coordenação motora; Imitação de gestos e ritmos corporais espontâneos; Conhecimento e reprodução de canções.

A principal atividade das crianças na educação infantil é brincar. É importante, assim, que elas sejam incentivadas pelos educadores a participarem das brincadeiras lúdicas, pois contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais, além da capacidade de atenção, autonomia, memória e imaginação.

Na escola, são os temas que atendem às demandas da sociedade contemporânea, ou seja, aqueles que são intensamente vividos pelas comunidades, pelas famílias, pelos estudantes e pelos educadores no dia a dia, que influenciam e são influenciados pelo processo educacional.

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. (EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco. (EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

e 2º ano

  1. Concretize o som das palavras.
  2. Leia as frases, fazendo pausas a cada palavra.
  3. Ensine através de metáforas.
  4. Utilize o texto como ponto de partida para todas as atividades.
  5. Incentive a leitura.
  6. Faça diferentes atividades, sempre tomando os textos como base.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.