O que trabalhar na creche 2 anos?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

As atividades do Grupo 2 Educação Infantil envolvem artes, música, prática de linguagem, matemática, além de momentos que envolvem jogos educativos, brincadeiras coletivas, entre outras.

Atividades para crianças pequenas, 2 a 3 anos

  • Brinquedo de encaixar.
  • Atividade para estimular a coordenação motora e concentração.
  • Carimbos de esponja.
  • Brinquedo para relacionar cores e formas.
  • Bilboquê de garrafa pet.
  • Estrada para tampinhas de garrafa.
  • Carinhas das emoções e sentimentos.

(BNCC) (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

O que ensinar na Educação Infantil de 1 a 2 anos? Nesta fase da educação infantil, as atividades devem estimular a criança para a curiosidade e desenvolvimento dos sentidos. Logo, seu filho desenvolve o equilíbrio, a comunicação pela linguagem e a coordenação motora.

A principal atividade da criança na creche é brincar.
As crianças são estimuladas por meio de brincadeiras, o tempo todo, portanto, a recreadora deve saber brincar, demonstrar habilidade nesse fazer, aproveitando sempre os momentos para educar a criança, conversar com ela com firmeza e carinho.

O auxiliar de creche é o profissional que tem como objetivo auxiliar o professor com a confecção dos materiais pedagógicos, preservando e cuidando, da mesma forma que deve encaminhar as atividades relacionados à higiene e educação, auxiliar as crianças nas refeições e na limpeza de equipamentos e brinquedos, assim como ...

As músicas são ótimas alternativas para ensinar o alfabeto para as crianças. Com esse tipo de recurso, elas têm a chance de aprender de maneira mais lúdica, prazerosa e divertida. Existem inúmeras músicas infantis que fazem a associação entre letras, sons e palavras, e que podem favorecer significativamente o processo.

FALE EXEMPLOS DE PALAVRAS QUE COMEÇAM COM A MESMA LETRA DO NOME DA CRIANÇA. EX: SEU NOME COMEÇA COM A LETRA G DE GATO, GIRAFA, GAIVOTA, GELATINA, GOIABA. É IMPORTANTE QUE O ADULTO QUE CONDUZ A ATIVIDADE, FAÇA O SOM DA LETRA E PEÇA PARA A CRIANÇA TENTAR REPRODUZÍ-LO. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS.

Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. Contos de histórias curtas. Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar demassinha, etc. Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

Por isso, a BNCC entende que, na Educação Infantil, a escola “precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.”

Aos 7 anos, no 2º ano do ensino fundamental, as escolas deverão garantir que os estudantes saibam escrever bilhetes e cartas, em meio impresso e digital – e-mail, mensagem em rede social. Devem também ler, com autonomia e fluência, textos curtos, com nível adequado, silenciosamente e em voz alta.

Educar crianças dos 0 aos 3 anos: os desafios das brincadeiras e dos cuidados. A primeira fase da educação infantil é quando os bebês e crianças começam a interagir com outros, a perceber o mundo dos sons, das cores, das brincadeiras e dos estímulos que o farão desenvolver a linguagem, a mobilidade e a cognição.

A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É também a seqüência de diferentes atividades que acontecem no dia-a-dia da creche e é esta seqüência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva.

Compartilhe esse conteúdo:

  1. Brincar. BRINCAR Brinquedos com peças de montar, encaixar, jogar e empilhar possibilitam desafios. Foto: Diana Abreu.
  2. Linguagem oral.
  3. Movimento.
  4. Arte. ARTE Materiais de texturas e cores variadas, como tintas comestíveis, aguçam os sentidos. Foto: Marcos Rosa.
  5. Identidade e autonomia.
  • 1 – Nova Escola. A Nova Escola, Fundação Lemann e o Google.org tem um projeto que disponibiliza mais de 6 mil planos de aula prontos e alinhados à BNCC. ...
  • 2 – Gênero e Educação. ...
  • 3 – Diário de Inovações.

É também a fase em que o raciocínio começa a se desenvolver. Portanto, é o período ideal para ensinar a criança a se relacionar/cooperar com os outros, assim como a negociação, a conciliação e o autocontrole, além de prepará-las para a alfabetização, estimular a observação, a fala e a resolução de problemas.

No cargo de Auxiliar de Creche se inicia ganhando R$ 984,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.174,00. A média salarial para Auxiliar de Creche no Brasil é de R$ 1.056,00. A formação mais comum é de Graduação em Pedagogia.

R$ 1.187,00

No cargo de Monitor de Creche se inicia ganhando R$ 1.048,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.304,00. A média salarial para Monitor de Creche no Brasil é de R$ 1.187,00.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

Como as crianças aprendem a ler
Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra.

Deixe que as crianças tentem descobrir oralmente sozinhas, pois na atividade da aula, elas deverão fazer isso em muitas palavras, para descobrir se as sílabas ditadas se encaixam ou não. Quando uma das crianças fizer a sugestão, escreva a sílaba no espaço que falta e releia com as crianças. Muito bem.