O que trabalhar com Silabico alfabético?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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Para os alunos silábico-alfabéticos, você pode oferecer um banco com as palavras para completar a cruzadinha. O desafio é ler e encontrar as palavras que se encaixam na cruzadinha. As crianças adoram fazer cruzadinhas. Elas proporcionam muita reflexão sobre a escrita alfabética.

Escrever somente as consoantes de uma palavra e colocar ao lado a figura correspondente e pedir para que a criança complete com as vogais, ou escrever somente as vogais e pedir que complete com as consoantes. Ler em voz alta o que a criança tiver escrito para ela descobrir que o registro não faz sentido.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

– Silábico-alfabética:
Como o próprio nome sugere, durante essa fase a criança passa pela transição da etapa silábica para a alfabética. É durante essa fase que a criança começa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

A habilidade EF01LP08 consiste em: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Cartazes alfabeto quatro tipos de letras: cursiva, bastão, minúscula, maiúscula!

Quando as crianças em fase de alfabetização são solicitadas a ler textos sem saber o que está escrito e o ensino é pautado apenas na memorização das sílabas, de forma descontextualizada, elas acabam identificando as letras, mas não entendem as palavras.

A criança com hipótese pré-silábica pode ter contato com textos mais longos, para além de listas. Dar como tarefa o recorte de letras do alfabeto, ensinar a letra inicial das palavras ou ser exposto somente ao trabalho com palavras. Pedir que os alunos escrevam usando letras maiúsculas e minúsculas ou letra cursiva.

silábicas qualitativas ou “com valor sonoro”:
Nas quais a criança se preocupa em colocar não só uma letra para cada sílaba da palavra que está escrevendo, mas também letras que correspondem a sons contidos nas sílabas orais daquela palavra.

Como as crianças aprendem a ler
Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

A leitura alfabética permite que a criança comece a aprender sozinha, lendo uma palavra nova por decodificação fonológica. Gradualmente, começa a criar representações ortográficas das palavras, e poderá começar a ler pela rota lexical.

Disortografia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio geralmente também são afetados pela dislexia. Embora também esteja relacionado à linguagem escrita, é mais amplo do que a disgrafia e pode envolver desde a falta de vontade de escrever até a dificuldade em organizar informações.

- Explorar o alfabeto em jogos, letras móveis, forcas, bingos, preguicinhas, dominós, listas, ditados de letras, e outros. - Leitura de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e escrito. - Atividades de escrita espontânea de palavras.

O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Ampliar o vocabulário oral e escrito, por meio da formação de palavras; • Construir palavras por meio das junções sílabas.

Identificar e memorizar diferentes formações silábicas; Identificar o número de sílabas das palavras, classificando-as em: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas; Aprender a separar as sílabas e classificá-las de forma lúdica.

As fichas ficam num monte no meio da mesa, viradas para baixo. Cada criança, na sua vez, sorteia uma sílaba, se esta fizer parte da sua cartela, ela deve completar a palavra. Caso contrário, descarta na mesa, virada para cima. O próximo jogador pode comprar do monte ou da mesa.