O que trabalhar com rimas?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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De forma simplificada, trata-se da habilidade para manipular os sons que compõem uma palavra e as sílabas. Assim, por meio do trabalho com rimas e poesias, é mais fácil para a criança criar frases, substituir palavras e compreender o sentido daquilo que está sendo dito.

Orientações: Entregue para cada criança uma cópia da letra da música. Identifiquem coletivamente na música as palavras que rimam, circulando-as. Para essa identificação, cante novamente, estrofe por estrofe, pausando em cada uma para que os alunos identifiquem as rimas.

A habilidade EF12LP19 consiste em: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Leia algumas palavras que rimam, apontando para elas no livro, e pergunte para as crianças se elas percebem alguma semelhança entre os sons dessas palavras. Repita as palavras e diga que elas são rimas.

Identificar a forma gráfica das palavras que rimam. Considerar que qualquer palavra pode rimar com qualquer palavra. Considerar como rima o inícia das palavras e não só o final.

(EI03EF01) Expressar idéias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma seqüência.

Para começar a trabalhar a aliteração na educação infantil, é preciso focar nas atividades onde as crianças comecem a perceber que há algo interessante nos sons que estão ouvindo. A medida que essa consciência cresce, espera-se que as crianças comecem a falar sobre os sons que estão ouvindo.

Tente resgatar algumas rimas com as crianças, escreva no quadro, circule ou destaque a parte que rima com a ajuda das crianças e tente se lembrar de mais algumas palavras que poderiam rimar com essas. Vamos lembrar de algumas rimas. Alguém pode me ditar duas palavras que rimam? Escreva as palavras no quadro.

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  1. Aprimorando o vocabulário. Uma boa técnica para você aprimorar seu vocabulário e mandar aquela rima original e única é assistindo campeonatos de rima. ...
  2. Treinando o improviso. Uma maneira bem eficaz de treinar o improviso é rimar com coisas ao seu redor. ...
  3. Ortografia na Rima. ...
  4. Escrevendo os raps. ...
  5. Perdendo o medo da batalha.

A rima é uma habilidade da consciência fonológica relacionada a percepção de identificar a semelhança no som final de uma palavra ou um verso (poemas, cantigas, parlendas), de extrema importância para a consolidação do processo de alfabetização.

Ajuda no desenvolvimento da escrita
Como já explicamos, a rima favorece a percepção dos diferentes sons. Essa é a base para o desenvolvimento de dois requisitos muito importantes para a capacidade de ler e escrever com fluência: a consciência fonológica e a consciência fonêmica.

A habilidade EF15LP02 consiste em: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem ...

A habilidade EF35LP27 consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

Para o desafio das rimas, forme duas equipes: cada equipe irá sortear uma palavra e tem até o fim do tempo da ampulheta para listar o máximo de rimas possíveis com a palavra sorteada.

Rima é a repetição de sons semelhantes no final das palavras proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade.

(EI03EO06) MANIFESTAR INTERESSE E RESPEITO POR DIFERENTES CULTURAS E MODOS DE VIDA. (EI03EO01) DEMONSTRAR EMPATIA PELOS OUTROS, PERCEBENDO QUE AS PESSOAS TÊM DIFERENTES SENTIMENTOS, NECESSIDADES E MANEIRAS DE PENSAR E AGIR.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.