O que torna uma pessoa calada?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

O seu foco de interesse navega nas profundezas da realidade, são criativos, gostam de relacionar ideias, conceitos, são sonhadores e costumam falar com eles mesmos o tempo todo. As pessoas caladas costumam se caracterizar por uma boa autoconfiança.

Como vencer a timidez?

  1. Aceitar-se do jeito que você é Quando a pessoa se aceita como tímida, o sentimento deixa de ser um tabu. ...
  2. Forçar-se. ...
  3. Transformar a timidez em um sentimento a seu favor. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Aprender uma segunda língua. ...
  6. Divertir-se consigo mesmo. ...
  7. Respeitar-se.

As pessoas quietas são mais observadoras e analíticas, não gostam de desperdiçar seu tempo com asneiras, baboseiras e superficialidades. O nosso mundo interior interessa muito mais do que o ruído externo ou qualquer distração que não nos conduza a lugar nenhum.

Ser quieto não é um defeito, mas sim um traço da personalidade. Respeite isso e apenas fique atento para que o fato de ser reservado não acabe comprometendo o seu desenvolvimento, autoconfiança e felicidade. Seja o melhor que pode ser, especialmente, para si mesmo!

Como lidar com pessoas quietas.

  1. Não pare uma conversa em grupo para chamar a atenção para o fato de que fulano está quieto. ...
  2. Se essa pessoa falar, não faça alvoroço. ...
  3. Incentive ela a participar da conversa.

Não gostam da superficialidade. O seu foco de interesse navega nas profundezas da realidade, são criativos, gostam de relacionar ideias, conceitos, são sonhadores e costumam falar sozinhos com frequência. As pessoas caladas costumam caracterizar-se por uma autoconfiança elevada.

Tem gente que fala pouco por problemas de insegurança.
Nesse caso, estaríamos diante de um tipo de personalidade marcada pela timidez. No entanto, o fato de não conviverem com facilidade em diferentes contextos sociais não significa que acabem falhando no ambiente afetivo ou de trabalho.

O fato do cérebro dos introvertidos zumbirem significa que é provável que os introvertidos vão: Reduzir o contato visual quando falam, para se concentrarem em recolher palavras e pensamentos, aumentar o contato visual quando escutam, para absorver informação. Surpreender os outros com a sua riqueza de informação.

O tímido também é uma pessoa modesta, uma característica que pode tanto ser negativa como positiva. Em algumas situações ele não vai se responsabilizar e levar o crédito em uma tarefa, sem celebrar a conquista. Mas também não vai se vangloriar, atitude que pode ser mau vista por colegas”, pondera.

Pessoas tímidas desfrutam de vários benefícios por serem quem são, mas pode ser difícil ter essa percepção uma vez que normalmente é incentivado a combater a timidez. Dito isso, assim como qualquer outra característica, a timidez pode se tornar um problema.

Não há causa única. Para alguns a causa pode ser situações vividas onde o relacionamento interpessoal possa ter sido prejudicado, para outros pode ser característica de personalidade, ou também podem ser tímidos pessoas que não tiveram oportunidade de treinar habilidades sociais.

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

“Introvertidos não odeiam conversas pequenas porque nós não gostamos de pessoas. Nós odiamos conversas pequenas porque odiamos a barreira que elas criam entre as pessoas”, explicou a psicóloga, que é também introvertida. Helgoe é autora de um livro que fala inteiramente a respeito do espectro da introversão.

Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas.

Se for desrespeitar alguém, melhor ficar em silêncio
Eduardo Galeano, historiador e autor uruguaio, certa vez escreveu: “Quando as palavras não são tão dignas quanto o silêncio, é melhor calar e esperar”. Com os introspectivos aprendemos a observar mais do que agir, a sentir melhor o ambiente antes de falar.

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”

  1. Não absorva. Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.