O que torna as coisas engraçadas?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 29 de abril de 2023
4 / 5 12 votos

A principal teoria contemporânea sobre o que torna as coisas engraçadas preconiza que isto ocorre quando as situações envolvem violações benignas. Violação, no caso, é incongruência com uma pitada de afeto, enquanto o caráter benigno indica que não é intensa ou grave a ponto de gerar dolo.

É o tipo de humor que reduz tensões num grupo – e, por isso também, costuma ser o mais popular de todos. É o humor usado para criticar ou manipular os outros.

1. Gracioso, bonito, agradável. 2. Chistoso, divertido, espirituoso.

A conclusão de uma pesquisa gerada pela Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, é de que pessoas engraçadas são maisinteligentes. O estudo comprova uma relação estreita entre humor e sagacidade.

Risada patológica
Contudo, em casos extremos, essa incontinência pode, sim, indicar algum problema neurológico, como a síndrome do afeto pseudobulbar, também chamada “transtorno da expressão emocional involuntária” ou “labilidade emocional”.

Rir do nada, em momentos de tensão e estresse emocional é uma tentativa do nosso corpo de nos ajudar, criando uma sensação mais leve, aliviando a tensão do momento. Quando rimos, liberamos endorfina, hormônio que nos relaxa e diminui a dor. Se ocorre somente nestes momentos e sem excesso, não é motivo de preocupação.

A risada é uma expressão emocional não verbal, e esses sons normalmente são produzidos quando estamos prestes a experimentar emoções fortes. São mais próximos de chamados entre animais do que de nossa fala normal.

1 alegre, brincalhão, burlesco, chistoso, cômico, divertido, espirituoso, facecioso, folgazão, folião, galhofeiro, jocoso, jovial, magano, pândego, piadista, pilhério, ridículo, risível, zombeteiro.

  1. 1 – Conte piadas. Para você suavizar a dinâmica da aula, conte piadas sempre que puder. ...
  2. 2 – Acrescente piadas nas atividades escritas. ...
  3. 3 – Ria dos seus erros. ...
  4. 4 – Decore a sala com frases engraçadas.

Presença de uma elevação do humor fora de proporção com a situação do sujeito, podendo variar de uma jovialidade descuidada a uma agitação praticamente incontrolável.

O contrário de engraçado é: Contrário de divertido: 1 chato, aborrecido, aborrecedor, enfadonho, entediante, maçante, maçador, tedioso, monótono, desanimado, sério, grave, triste, tristonho, desenxabido, insípido, insosso, insulso, sensaborão.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, liderado pelo psicólogo René Proyer, afirmou que ser engraçado torna a maioria dos adultos bons observadores, fazendo-os enxergar as coisas a partir de novas perspectivas, além de transformar atitudes monótonas em atos mais ...

O desenvolvimento da inteligência é influenciado por múltiplos fatores, tais como os externos, relacionados aos níveis socioeconômicos, por exemplo, e os biológicos, sendo estes associados à genética e à influência da massa branca e cinzenta no desempenho intelectual de uma pessoa.

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca.

As pessoas que passeiam pelo humor apresentaram elementos criativos e o "jeito de pensar" (estilo cognitivo) muito semelhante a pessoas com psicose, esquizofrenia e com transtorno bipolar do humor, segundo Gordon Claridge, da Universidade de Oxford, Departamento de Psicologia Experimental.