O que torna a eletricidade perigosa?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Entre os principais fatores, que causam os acidentes elétricos, podemos citar, instalações elétricas malfeitas ou sem manutenção, desconhecimento e despreparo dos profissionais e usuários das instalações.

O trabalho com eletricidade possui alta periculosidade, onde o funcionário se submete a riscos como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau que podem gerar graves lesões como coagulação do sangue, lesões nos nervos e músculos e até levar à morte.

Não à toa, quando falamos em risco elétrico automaticamente pensamos em choque. Mas, você sabia que são considerados riscos elétricos todo os problemas causado pelo contato do trabalhador com a corrente elétrica, direta ou indiretamente.

Caracteristicas da corrente elétrica.
Tipo de corrente: Continua ou alternada, sendo dentre estas a alternada mais perigosa. Intensidade da corrente que está circulando o corpo no momento do choque: Quanto maior a corrente maior a lesão.

Vários fatores influenciam a gravidade do choque elétrico, os principais estão listados abaixo: Percurso da corrente elétrica pelo corpo humano. Intensidade da corrente elétrica. Tipo da corrente elétrica (alternada ou contínua).

Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

5 dicas para evitar acidentes elétricos

  1. 1 º Desligue a chave de energia ao fazer pequenos reparos. ...
  2. 2º Verifique a voltagem da instalação e dos equipamentos para impedir acidentes elétricos. ...
  3. 3º Não deixe fios e cabos desprotegidos. ...
  4. 4º Não sobrecarregue as tomadas. ...
  5. 5º Desligue o chuveiro antes de mudar a temperatura.

Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não encoste fios e plugues em superfícies quentes. Tomadas ou interruptores com partes derretidas ou queimadas devem ser substituídos.

Representação gráfica dos riscos
Vermelho para riscos químicos; Marrom para riscos biológicos; Amarelo para riscos ergonômicos; Azul para riscos acidentais.

A eletrocussão é a morte provocada pela exposição do corpo humano a uma dose letal de energia elétrica, tensões superiores a 600 V costumam causar este tipo de acidente, também pode ocorrer a eletrocussão em tensões baixas se houver a presença de poças d'água, roupas molhadas, excesso de umidade e suor (BORTOLUZZI, ...

O corpo já é capaz de perceber uma corrente elétrica a partir de 1mA (mil ampères); porém, é somente a partir de 9 a 20mA que os músculos reagem. Nesse estágio, a pessoa sente dor e perde parte de seu controle muscular e não consegue largar o condutor.

220V

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

Tipos de choque elétrico

  • Choques estáticos. Neste caso, ele é provocado por uma eletricidade estática que permanece em certas superfícies, decorrentes de atritos ou efeitos capacitivos. ...
  • Choques dinâmicos. ...
  • Descargas atmosféricas.

Se forem pontos em áreas superficiais de pele seca, a voltagem necessária para causar danos pode ser maior que 100 V. Mas se estivermos com a pele molhada, 20 V já podem ser perigosos. Eu já vi um aluno levar choque com apenas 10 V.

Para entender o dano que choque elétrico causa no homem é importante conhecer os cinco fatores que podem agravar as consequências: 1) A magnitude da corrente; 2) A duração da corrente; 3) O caminho percorrido no corpo humano; 4) A resistência do corpo; e 5) A frequência da corrente elétrica.

Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). “Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p.

Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.

Como prevenir?

  1. Utilização de EPIs como calçados, luvas e mangotes;
  2. Isolamento da fonte de calor;
  3. Ventilação adequada do ambiente;
  4. Utilização de protetor solar;
  5. Intervalos nos momentos de maior incidência solar.

As medidas de controle do risco elétrico são apresentadas, objetivando com que o profissional saiba identificar as melhores condutas para uma situação de risco. Desenergização, aterramento funcional, barreiras e invólucros e colocação fora do alcance são algumas das técnicas abordadas.

A passagem da corrente elétrica por um condutor pode provocar diferentes efeitos, que variam de acordo com a natureza do condutor e a intensidade da corrente elétrica que o percorre. Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito magnético e efeito fisiológico.

Bons condutores são aqueles que conduzem melhor a eletricidade devido aos seus altos valores de condutividade elétrica. Males condutores são aqueles que conduzem pior a eletricidade devido aos seus baixos valores de condutividade elétrica.