O que tomar quando está com crise de gastrite?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Alguns dos medicamentos mais usados para o tratamento de gastrite são:

  • Esomeprazol Magnesio.
  • Omeprazol.
  • Pantoprazol.
  • Mylanta.

O medicamento une dois ativos: o butilbrometo de escopolamina diminui as contrações da musculatura e a dipirona que alivia a dor 5. Lembrando que Buscopan não trata a gastrite e sim a dor na barriga causada por ela. Por isso, não espere para procurar um médico e cuidar da sua saúde com total atenção.

Obtenção de alívio para a azia noturna

  1. Evite comer menos de 3 horas antes de ir dormir5. Um lanche tarde da noite pode parecer uma boa ideia, mas quando se come logo antes de ir dormir, fica-se com o estômago cheio. ...
  2. Erga a cabeceira da sua cama5. ...
  3. Evite dormir sobre o lado direito do corpo2.

A gastrite é uma inflamação que ocorre nas paredes do estômago e pode ser aguda (que dura alguns dias ou menos) ou crônica (que dura até meses ou anos). O principal sintoma é a dor de estômago, que pode surgir quando você fica muito tempo sem comer ou logo após a ingestão de algum alimento ou bebida.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

Uma vez que a causa da gastrite sai de cena, seja ela qual for, a pessoa fica curada em no máximo três semanas. Esse é o prazo necessário para o estômago recuperar suas rugosidades naturais, destruídas pela agressão.

Prevenindo a gastrite
Para estas pessoas, os médicos podem receitar junto com o anti-inflamatório, um antiácido como ranitidina ou omeprazol.

Tome cuidado: pessoas com gastrite ou problemas estomacais devem evitar o medicamento. Não pode ser usado por pacientes com sintomas de dengue. Utilizado para o tratamento ou a prevenção de náuseas e vômitos.

O que é gastrite? Caso você tenha a sensação de dor na região da “boca do estômago”, saiba que isso pode ser muito mais do que uma simples queimação. Isso porque, esse é um dos principais sintomas da gastrite, que é definida como uma inflamação, que acontece no revestimento interno do estômago.

Em relação a gastrite e refluxo gastroesofágico, o ideal é elevar a cabeceira da cama para que o conteúdo do estômago não volte para o esôfago. Também é recomendável evitar dietas abundantes no período noturno ou alimentação antes de dormir. O quarto para o sono deve ser escuro sem aparelhos ligados ou em stand by.

Se houve ação da bactéria para a condição, prescreve-se um tratamento com remédio para gastrite, geralmente sendo antibióticos, como Omeprazol ou Esomeprazol.

Confira então uma lista de chás que, de uma maneira ou outra, podem ajudam quem sofre com a gastrite:

  • Espinheira-santa;
  • Hortelã;
  • Guaçatonga;
  • Funcho;
  • Melissa;
  • Hamamélis;
  • Capim-limão;
  • Camomila.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

A ação do medicamento acontece após o uso e o efeito será prolongado a cada tomada. Em até 90 dias, as lesões no estômago serão cicatrizadas na maioria dos pacientes.

Pode ter relação com o fato de fazer as refeições perto da hora de dormir, deitar muito cedo após comer, estar acima do peso ou consumir alimentos gordurosos, picantes ou fritos; úlceras pépticas: são causadas pela ação do ácido clorídrico em função do abuso de anti-inflamatórios e da infecção pela bactéria H. Pylori.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.

Entre eles estão azia, queimação, aquela sensação de estômago cheio ou inchaço abdominal. Também é possível sentir dor constante ou em pontadas, enjoos, vômitos e arrotos frequentes; ou até perda do apetite e diarreia.

O correto é tomar o Omeprazol 15 minutos antes da refeição, porque ele vai servir como um protetor do estômago durante todo o dia, evitando que haja uma liberação excessiva de ácido clorídrico, assim que o alimento chegar ao estômago.

Pantoprazol e omeprazol , qual melhor? Depende de cada caso. Se levarmos em consideração qual deles é mais evoluído, ou seja, qual deles tem a fórmula mais otimizada, gerando menos efeitos colaterais, podemos dizer que o Pantoprazol é melhor.