O que tomar pra não ficar grávida?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

São eles:

  1. Preservativo (ou camisinha) ...
  2. Diafragma. ...
  3. Métodos hormonais. ...
  4. Anticoncepcional oral (ou pílula anticoncepcional) ...
  5. Anel vaginal. ...
  6. Adesivo. ...
  7. Injeção. ...
  8. DIU Mirena (Sistema Intrauterino - SIU - Liberador de Levonorgestrel)

A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais usados para evitar a gravidez e também um dos mais eficientes se usada corretamente. Um dos métodos contraceptivos mais usados em todo o mundo é a pílula anticoncepcional.

Medicamentos com levonorgestrel devem ser usados até 72 horas (3 dias) após o sexo desprotegido. Já as pílulas com acetato de ulipristal podem ser utilizadas até 120 horas (5 dias) depois. Porém, é importante dizer que a eficácia da anticoncepção de emergência diminui com o passar do tempo.

Existem dois métodos para interromper a gravidez: método cirúrgico e método medicamentoso. A mulher poderá escolher o método que pretende, embora a decisão deva ser tomada em conjunto com o médico, que pode avaliar o método clinicamente mais adequado à situação.

O sílfio é uma planta que costumava florescer em Cirene, uma antiga cidade da Grécia, agora conhecida como Líbia, no norte da costa da África. Ela foi usada por anos como alimento, planta medicinal, afrodisíaca e o principal, como contraceptivo.

O que muitas delas não sabem, no entanto, é que existem outros métodos contraceptivos emergenciais, como o dispositivo intrauterino (DIU). A alternativa é indicada nos primeiros cinco dias após a relação sexual e tem taxa de sucesso superior a 99%.

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

O aborto com pílulas usa uma combinação dos medicamentos mifepristona e misoprostol, que actuam juntos para esvaziar o útero, iniciando um processo semelhante ao de um aborto espontâneo. Quando usado nas primeiras 12 semanas de gravidez, esse método é até 98,5% eficaz.

Uma vez que gravidez esteja estabelecida, a pílula não é capaz de interrompê-la e, mesmo que a mulher tome o remédio, o embrião não sofrerá nenhuma consequência.

Quando inserido dentro de cinco dias após a relação desprotegida, um DIU com cobre é superior a 99% de eficácia na prevenção da gravidez. Esta é a forma mais eficaz de contracepção de emergência disponíveis.

O chá de boldo é bastante consumido para aliviar problemas gástricos, mas precisa ser evitado pelas gestantes. Acontece que ele possui uma substância tóxica chamada de Ascaridol que é abortiva. Assim, tomar esse chá na gravidez nem pensar!

O útero é um dos órgãos que também se beneficia desse efeito depurador e diurético da água inglesa, pois ajuda o corpo a eliminar substâncias potencialmente negativas. O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto.

1. os chás naturais podem ajudar – sem exageros! Os chás de gengibre, folhas de rabanete, orégano, sene e canela podem fazer a menstruação descer em pouco tempo. Após ingerir, pode ser que demore dias, horas ou minutos pro sangue menstrual aparecer, pois tudo depende do seu processo de digestão e absorção.

O que pouca gente sabe é que desde 2012, é possível conseguir a pílula do dia seguinte em qualquer unidade básica de saúde. E não há a necessidade de passar por uma consulta ou ter uma receita médica em mãos. Nas farmácias, o contraceptivo de emergência custa entre R$15 e R$20.

Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

Embora mais de um terço dos casais saudáveis engravide no primeiro mês de tentativas1, também é perfeitamente natural que demore até um ano para um casal com menos de 35 anos e com boa saúde engravidar.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.