O que tomar para virose diarreia e vômito?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Beber muitos líquidos, como água, chás, sucos, soro caseiro e sais de reidratação oral, evita a desidratação nos casos em que há vômitos e diarreia. Principalmente nos casos de virose em bebês, crianças e idosos, é preciso estar ainda mais atento ao risco de desidratação.

Bom, a média gira em torno entre três e sete dias, oferecendo boa resposta ao tratamento e diminuição gradativa do mal-estar em até 72 horas. A desidratação é o maior risco nesse caso, já que a diarreia e o vômito aceleram a perda de líquidos, enquanto a náusea dificulta a reposição desses fluidos.

A virose tem cura e o tratamento é baseado em repouso e fortalecimento do corpo, para que o sistema imunológico seja capaz de eliminar o vírus mais rapidamente. As principais recomendações são manter-se bem hidratado, manter uma alimentação equilibrada e evitar atividades desgastantes.

Não existe um remédio específico para curar viroses gastrointestinais. E nem é preciso, pois na maioria dos casos a doença é autolimitada e de curta duração. O principal objetivo do tratamento é impedir que o paciente desidrate por conta das grandes perdas de água nas fezes e nos vômitos.

Maçã

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

E, nesse caso, tanto faz se há virose ou intoxicação, pois as duas vão embora sozinhas em poucos dias. Fique em repouso e se hidrate bem. Você pode tomar água mineral, água de coco, isotônicos como o Gatorade e também o soro caseiro (água com sal e açúcar).

Fica fácil se confundir, mas dá para perceber alguns sinais. Na virose intestinal, as fezes são mais pastosas e a febre mais baixa, pode haver tosse e dor de garganta. Já na intoxicação alimentar, as fezes são mais aquosas e a febre bastante elevada, podendo durar alguns dias.

Norovírus é um tipo de vírus com alta capacidade infecciosa e resistência que provoca condições gastrointestinais como: diarreia, vômitos e febre alta.

A diarreia infecciosa e os vômitos podem ser causados por vírus, bactérias ou parasitas. No entanto, a presença de apenas vômitos pode ser a primeira manifestação de alguma doença grave. No caso de a diarreia durar mais de duas semanas ou vir acompanhada de outros sintomas, pode-se sugerir outra doença.

Alimentos gordurosos, como carnes e queijos gordos, frituras em imersão, embutidos como linguiça, presunto, peito de peru, salame, salsicha, entre outros, são exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose.

Confira 8 receitas.

  • Chá de Macela. Indicado para beber 3 vezes ao dia, após as refeições. ...
  • Chá de Carqueja. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições. ...
  • Chá de Pata-de-vaca. Indicado para beber sempre depois de ir ao banheiro evacuar. ...
  • Chá de Pitanga. ...
  • Chá de Quitoco. ...
  • Chá de araçá ...
  • Chá de Romã ...
  • Cidreira.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Imosec 2mg 12 cápsulas (loperamida) indicado para tratar sintomas da diarreia.

As viroses gastrointestinais são causadas principalmente pelo enterovírus, que causa uma inflamação e é transmissível pelo contato com superfícies, águas e alimentos. Entre os sintomas de virose, estão a dor abdominal, diarreia (que pode ser mais líquida e pastosa) ou até mesmo o aumento da frequência da evacuação.