O que tomar para tosse seca e irritação na garganta?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Chás a base de alho, mel e/ou limão. Chá de alho pode não parecer uma boa ideia, mas esse ingrediente tem comprovada ação anti-inflamatória. Associar o alho ao limão e mel, ou então preparar um chá com apenas esses dois últimos, é uma boa forma de aliviar a garganta inflamada e evitar a tosse seca.

Beber água ou chá antes de dormir
Tomar um gole de água em temperatura ambiente ou tomar um gole de chá morno antes de deitar, pode ser uma boa forma de aliviar e evitar a tosse seca noturna. Isso vai manter a garganta mais hidratada, o que ajuda a acalmar a tosse.

Gargarejo de água e sal
Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.

Um xarope natural de mel, limão e gengibre pode aliviar os sintomas como a tosse seca, a congestão e a secreção nasal.

Quando devo me preocupar? Em muitos casos, a tosse seca acontece somente para expulsar alguma partícula da garganta. Porém, quando ela persiste por mais de 3 semanas e vem associada com outros sintomas, deve-se procurar um médico.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

Febre , cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza , congestão nasal, dor de garganta e diarreia . Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sente dificuldade para respirar .

Loratamed é o antialérgico indicado para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos, por exemplo.

O quarto é um ambiente que costuma ter muita poeira, ácaro (devido ao colchão, travesseiros, cobertor, etc) e outros agentes causadores de alergia. Por isso, se você é uma pessoa alérgica, isso pode explicar por que sua tosse piora à noite. Principalmente se tem o hábito de deixar o quarto fechado ao se deitar.

Gripes, resfriados e alergias são os motivos mais comuns da tosse seca persistente em adultos, apesar de serem patologias diferentes. A gripe, também conhecida pelo próprio nome do vírus – influenza -, costuma apresentar sintomas mais fortes do que de resfriados, como febre alta, dores no corpo e fraqueza.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar. A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Analgésicos e antitérmicos

  • paracetamol,
  • dipirona,
  • ibuprofeno.
  • ácido acetilsalicílico.

Outra boa opção é o xarope de mel (1 xícara) e cenoura (2 unidades médias descascadas). Para prepará-lo, bata a cenoura com um pouco de água no liquidificador. Em seguida, junto ao mel e leve ao fogo baixo até engrossar. Tome 1 colher, de 3 a 4 vezes por dia.

Como aliviar a tosse seca à noite? 8 dicas

  1. Evite o ar seco. ...
  2. Mantenha a cabeça em uma posição elevada em relação ao corpo. ...
  3. Evite agentes alérgenos. ...
  4. Consuma bebidas quentes que diminuam a irritação. ...
  5. Gargarejo com água e sal. ...
  6. Beba bastante água durante o dia. ...
  7. Evite refeições logo antes de se deitar. ...
  8. Medicamentos antialérgicos.

Lavar bem e cortar a cenoura em rodelas bem finas. Colocar a cenoura em um pote de vidro com tampa. Acrescentar o suco de limão, o mel e o açúcar, misturando bem com uma colher. Tampar o pote e deixar a mistura repousar de um dia para o outro em temperatura ambiente.Tomar 1 colher deste xarope 2 vezes por dia.

Tabagismo: a inalação constante de fumaça paralisa, e pode até destruir, as estruturas que aprisionam o muco e as substâncias estranhas ao corpo. Infecções virais: como a gripe, as infecções virais podem causar inflamação e produção de muco. Infecções bacterianas: tuberculose, coqueluche e pneumonia, por exemplo.

A tosse alérgica acontece quando o corpo está sofrendo com algum tipo de irritação ou inflamação do trato respiratório, ou seja, é a tosse causada por reações alérgicas das vias aéreas. Ela costuma ter uma duração acima do comum, pois sua origem tende a se manifestar com frequência, de forma recorrente.

Sua principal característica é a ausência de catarro, mas também podemos classificar os tipos de tosse seca de acordo com a duração do sintoma, da seguinte forma: até três semanas: tosse seca aguda; entre três e oito semanas: tosse seca subaguda; acima de oito semanas: tosse seca crônica.