O que tomar para tirar o inchaço?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Água é essencial. Parece um contrassenso, mas a verdade é que uma boa maneira de reduzir o inchaço é beber água. Ela diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção e também desintoxica o organismo. E isso vale tanto para água mineral quanto para a água de coco, além dos chás e sucos naturais.

A furosemida, hidroclorotiazida ou espironolactona são exemplos de remédios diuréticos, que servem para o tratamento de problemas como pressão alta, insuficiência cardíaca e inchaços nos tornozelos, pés e pernas, causados por alterações no funcionamento do coração ou doenças no fígado ou rins, por exemplo.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Chá de hibisco
Responsável por aumentar significativamente a quantidade de urina produzida, o hibisco é um ótimo chá para desinchar. Segundo um estudo, esse chá possui um efeito semelhante aos diuréticos produzidos em laboratório.

Alimentos diuréticos

  • Melancia. A melancia contém grande quantidade de água, cerca de 90%, além de ser fonte de vitamina C. ...
  • Alface. O alface é um alimento que concentra muita água, vitaminas, minerais e fibras, ajudando na digestão e no bom funcionamento do intestino.
  • Pepino. ...
  • Abacaxi. ...
  • Melão.

Blend quente de ervas diuréticas
“Esse chá reúne o que há de melhor na eliminação de líquidos: erva cavalinha, folha de oliveira e cabelo de milho. Ferva 1,5L de água e desligue o fogo. Coloque 1 colher de sopa de cada erva e abafe por 5 minutos. Coe e beba durante todo o dia.

Confira 7 maneiras fáceis de desinchar em apenas um dia.

  1. #1 — Beba apenas água. ...
  2. #2 — Não consuma alimentos com álcoois de açúcar. ...
  3. #3 — Consuma fibras. ...
  4. #4 — Coma frutas com restrição. ...
  5. #5 — Não coma carboidratos. ...
  6. #6 — Não negligencie a mastigação. ...
  7. #7 — Evite alimentos muito salgados.

O inchaço pode acontecer por causa do calor, sobrepeso, TPM, final de gestação, ficar sentado por muitas horas, mas também pode significar alguma doença, como varizes, trombose, um trauma, linfedema. Fique atento se notar que só uma perna inchou ou se as suas pálpebras estão inchadas, por exemplo.

O diurético mais poderoso
É a ÁGUA! De acordo com a nutricionista, de nada adianta consumir muitos alimentos e chás diuréticos se a ingestão de água estiver abaixo do ideal, já que, dessa forma, o corpo vai reter mais líquido para “se proteger”, e o metabolismo fica menos eficiente.

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar. O chá de menta também pode ajudar a aliviar o mal estar no estômago, então lembre-se dessa opção se precisar aliviar o organismo depois do jantar.

De acordo com Clarissa o tempo para “desinchar” varia conforme cada organismo. “Mas de uma a duas semanas, com todos os cuidados necessários, certamente dá para observar diferença. Precisamos ajudar o nosso organismo a funcionar bem através de uma alimentação saudável, além de nos hidratarmos adequadamente.”

A simeticona é um ingrediente ativo muito eficaz para aliviar os sintomas associados a gases e dores causadas por um estômago inchado. Sandoz Bem-estar age rapidamente para aliviar o teu desconforto.

chá de hibisco

Qual é o chá que a gordura sai na urina? O chá verde, o chá de hibisco e o chá de cavalinha são ótimas opções para quem deseja perder peso e eliminar gordura pela urina.

4 frutas diuréticas com poucas calorias para emagrecer e desinchar

  • Abacaxi. Rico em vitamina C e potássio, esse alimento é altamente “purificante” e diurético. ...
  • Melancia. Basicamente composta de água, a melancia é perfeita para quem precisa de um momento “detox”. ...
  • Amoras. ...
  • Limão. ...
  • Dicas:

A furosemida é o diurético mais potente no mercado. Para se ter uma ideia, em pessoas normais apenas 0,4% do sódio filtrado nos rins sai na urina, os 99,6% restantes retornam para o sangue. Com o início da furosemida, a quantidade de sódio excretada salta para 20%, um aumento de mais de 50 vezes.

Maçã: Diurética natural, graças à boa quantidade de potássio e vitamina B6, além de ter pectina, que melhora o funcionamento intestinal. Melancia: Com alto teor de água, essa é uma fruta aliada da hidratação.

Principais chás diuréticos

  1. Chá de salsinha. ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cavalinha. ...
  4. Chá de hibisco. ...
  5. Chá de funcho. ...
  6. Chá verde. ...
  7. Chá de tília.

Modo de Preparo:
Retire as folhas dos cabinhos, lave bem em água corrente e reserve; Dentro de uma panela ou leiteira, coloque 1 litro de água e leve ao fogo alto. Deixe ferver; Assim que a água ferver, desligue o fogo e adicione todas as ervas.

A retenção de líquido aumenta significativamente o peso na balança, “mascarando” a pesagem. O aumento pode ser de 1 a 3 kg de líquido no corpo, geralmente na fase da TPM (tensão pré-menstrual) ou no período menstrual.

A maior causa de inchaço disseminado são doenças cardíacas, hepáticas e renais. As principais razões de inchaço em um único membro são coágulos sanguíneos em uma veia ou uma infecção. O início repentino de um inchaço pode apontar uma doença grave, então, as pessoas devem procurar um médico imediatamente.