O que tomar para repor hormônio feminino?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

vitamina D

“A vitamina D ajuda na reposição hormonal, permitindo a produção de hormônios que retardam o envelhecimento dos ovários. Assim, estes continuam fabricando os hormônios femininos, sem o declínio típico da menopausa”, completa Adriana.

Sinais de distúrbios hormonais
Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

Reposição hormonal: como saber se você precisa fazer?

  1. - ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  2. - ondas de calor e sudorese;
  3. - insônia e irritabilidade;
  4. - dificuldades de atenção e memória.

progesterona

A progesterona é um hormônio que é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher, preparando o útero para receber o óvulo fertilizado e evitar que este seja expulso pelo corpo. Portanto, é um hormônio muito importante no processo de gravidez.

E para aquelas que atravessam o período da menopausa, os chás também são uma alternativa: “Para fazer a reposição hormonal, a escolha deve ser pelo pé-de-leão, sálvia, agripalma ou árvore-da-castidade. Já para amenizar os sintomas, as opções são o chá verde, ginseng, camomila, erva-de-são-cristóvão e amora”, recomenda.

Para dar início à hormonioterapia, é necessária ainda a realização de uma série de exames para saber se a pessoa pode fazer uso dos hormônios, se não há nenhum impedimento clínico.

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

Nas mulheres saudáveis ou com risco cardiovascular baixo, a reposição hormonal não traz esses riscos. É importante ressaltar que ao usar o estrogênio em gel ou adesivo, não há aumento do risco de trombose, já na via oral, o aumento é de 2 a 3 vezes.

O hormônio D
A vitamina D, que deveria se chamar hormônio D, conta com mais de 80 funções de restauro e de reparo no organismo humano e é responsável pela ativação de mais de 3500 genes. Sua produção ocorre em uma cascata hormonal junto de outros hormônios como estradiol, testosterona, progesterona e cortisol.

Vitamina D

A Vitamina D é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele.

Diminuição da massa magra; Mais flacidez na pele; Ganho de gordura; Menos energia para as atividades cotidianas.

Como identificar distúrbios hormonais?

  • Aumento ou perda de peso. ...
  • Irregularidades no período menstrual. ...
  • Aumento anormal da fome. ...
  • Cansaço e irritabilidade. ...
  • Perda de massa muscular. ...
  • Modificações de sono. ...
  • Diagnóstico de distúrbios hormonais.

No entanto, os hormônios também funcionam como medicamentos e, por isso, precisam ser consumidos sempre com orientação e indicação médica. Se tomados do jeito errado, eles podem oferecer riscos à saúde e até mesmo aumentar a chance do paciente desenvolver certas doenças.