O que tomar para influenza tipo A?

Perguntado por: icortes2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

O tratamento para a gripe A é feito com remédios antivirais como Oseltamivir ou Zanamivir e geralmente o tratamento apresenta melhores resultados se for logo iniciado nas primeiras 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas.

Como é feito o tratamento dessa doença? Após o diagnóstico adequado, existe a possibilidade de prescrição, pelo seu médico, de medicamentos antivirais, como o fosfato de oseltamivir (Tamiflu®) ou o zanamivir (Relenza®), independentemente do tipo de influenza envolvido na infecção.

A nova influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, que se propagou na primavera de 2009, é uma gripe sem precedentes e provocada por um novo tipo de vírus, ou seja a população não tem nenhuma imunidade contra ela.

7 dicas para melhorar da gripe mais rápido

  1. Ficar de repouso. ...
  2. Beber muitos líquidos. ...
  3. Usar remédios apenas com orientação. ...
  4. Fazer gargarejos com água e sal. ...
  5. Aumentar a umidade. ...
  6. Usar bolsa de água quente. ...
  7. Lavagem nasal com soro.

Tamiflu só é indicado para tratar H1N1 em casos graves, como os que envolvem doentes crônicos, gestantes, idosos e crianças menores de dois anos.

Tratamento da H3N2 com Tamiflu (Oseltamivir)
Diferente da COVID-19, que ainda não tem medicamento indicado para tratamento, a principal arma contra o vírus Influenza no Brasil é o Tamiflu (Fosfato de Oseltamivir).

Ou seja, a diferenciação dos subtipos é bem importante no que diz respeito a epidemiologia e para o planejamento em saúde pública, visto que o tipo A tem maior potencial de gerar epidemias e pandemias, sendo o diagnóstico específico por subtipo viral importante para tomada de decisões da gestão em saúde.

A evolução natural é febre alta constante até o 3º dia quando começa a abaixar a partir do 3º-4º dia e no 6º dia já termina. Tosse seca e cansaço podem ainda prevalecer por mais algumas semanas sem que isso configure qualquer complicação.

É importante destacar que os sintomas iniciam de repente, costumam começar pela elevação da temperatura e são mais intensos nos dois primeiros dias. Após esse período, é esperado que o paciente apresente uma melhora gradativa até a recuperação completa, que deve ocorrer de sete a dez dias após o início do quadro.

Atualmente, somente pessoas de grupos de risco ou com casos mais graves da infecção devem usar antivirais. As medicações mais utilizadas são o oseltamivir ou o zanamivir. Também podem ser usados antitérmicos em alguns casos de febre.

Gripe H3N2: quanto tempo dura? Os sintomas da gripe costumam durar de 3 a 7 dias. Dependendo da gravidade, podem durar mais tempo.

Além disso, pode ser recomendado o uso de remédios que ajudam a combater os sintomas, como o Paracetamol e Ibuprofeno. Apesar do H2N3 ser também um subtipo do vírus da Influenza A, não está relacionado com os sintomas de gripe nas pessoas, já que apenas infecta animais.

a influenza causa tosse seca; a covid, no entanto, provoca uma tosse intensa e persistente; a influenza, raramente, leva à falta de ar e à redução ou perda do paladar; na covid, esses sintomas são bastante comuns.

Os sintomas de H1N1 podem permanecer por mais de 7 dias.

Descansar, beber bastante líquido e evitar esforços podem ajudar as pessoas a se recuperar, assim como tomar analgésicos, descongestionantes e, às vezes, medicamentos antivirais.

O Tamiflu é indicado para o tratamento da gripe causada pelos vírus influenza A e B, incluindo dos vírus Influenza A H1N1 ou H3N2, em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade, ajudando a reduzir a duração dos sintomas.

A influenza (H1N1) é uma doença causada por vírus e o tratamento indicado é o antiviral Oseltamivir. A ceftriaxona e azitromicina são antibióticos, indicados para doenças bacterianas.