O que tomar para fortalecer os ligamentos do joelho?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

A vitamina C, presente em laranjas, morangos, kiwis, brócolis, etc., auxilia na formação e estabilização do colágeno, permitindo que as fibras ganhem estabilidade e resistência, principalmente nas articulações, nos tendões e ligamentos, onde essa proteína se encontra em maior quantidade.

Os tendões e ligamentos também devem ser treinados, pois eles também podem aumentar de diâmetro, tornando-se mais fortes e protegidos. Os tendões podem ser fortalecidos ao realizarmos treinos com um maior numero de repetições e sempre com uma carga mais baixa. E uma dica muito importante é alongamento!

De início, o tratamento para esse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. O especialista, normalmente, recomenda o uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.

Os ligamentos cruzados anterior e posterior são bandas curtas e fortes de tecido fibroso que se cruzam dentro da articulação do joelho e unem a tíbia ao fêmur. Eles são nomeados de acordo com o local onde eles se conectam no topo da tíbia. Estes são encontrados dentro de sua articulação do joelho.

Se o ligamento ou tendão estiver inflamado ou sofrer apenas uma ruptura parcial, recomenda-se a aplicação de gelo no local (crioterapia), associada ao anti-inflamatório, para amenizar a dor aguda.

Apostar em alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, mirtilo, morangos) auxilia no processo de regeneração da pele, na reparação do tecido cicatricial, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

Os medicamentos intra-articulares mais usados para infiltração articular são os corticóides, o ácido hialurônico e a toxina botulínica. Todos esses medicamentos ajudam a diminuir o processo inflamatório do joelho e, consequentemente, diminuir a dor e o inchaço da articulação.

Manter a saúde das articulações e de todo o sistema musculoesquelético é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida. Para isso, é necessário praticar exercícios físicos regularmente, manter um peso adequado e adotar uma alimentação rica nas vitaminas C e D.

Vou falar sobre as dez que foram mais bem estudadas: vitamina C, vitamina D, betacaroteno, ômega 3, chá verde, resveratrol, curcumina, MSM, bromelina e selênio. Uma alimentação equilibrada e que contenha essas dez substâncias pode ajudar a diminuir a incidência ou a progressão da artrose nos joelhos.

Chá de gengibre: Beber chá de gengibre pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Em geral, ligamentos parcialmente rompidos conseguem cicatrizar em até 3 meses. Mas, quando o ligamento está completamente rompido, então, pode demorar até 9 meses para haver essa cicatrização.

Na maioria das vezes, a ruptura de ligamento necessita de uma cirurgia para que o tratamento seja feito e o ligamento seja reconstruído. Nesse tratamento considerado comum, a recuperação da ruptura de ligamento pode variar entre 9 a 12 meses, dependendo do estado do paciente.

Os ligamentos são estruturas essenciais para manter a nossa mobilidade e o equilíbrio durante o movimento das articulações. Eles são compostos de um tecido fibroso e resistente, mas que tem uma baixa capacidade de se regenerar. É por isso que, ao romper o ligamento, a intervenção deve ser imediata e especializada.

Os medicamentos relaxantes musculares mais comuns para dor no joelho são: tiocolchicosídeo, tizanidina, diazepam, ciclobenzaprina, carisoprodol, baclofeno e orfenadrina. Relaxantes musculares são usados quando a origem da dor no joelho é muscular.

O tratamento para lesões nos ligamentos cruzado anterior ou posterior pode incluir sessões de fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia para reconstrução do ligamento, sendo esta indicada particularmente quando o joelho está com muita instabilidade ou o paciente é atleta.

A fisioterapia e os exercícios supervisionados pelo educador físico possuem papel fundamental no tratamento não cirúrgico para lesão do LCA, tanto para melhorar a mobilidade, flexibilidade, dor, inchaço e força muscular; quanto para que o paciente “reaprenda” a executar as atividades diárias (andar, subir e descer ...

Nas lesões leves ou parcias, o indivíduo consegue andar e por vezes nem procura auxílio médico. Devido ao poder de cicatrização deste ligamento, após 4 a 6 semanas a dor praticamente desaparece, sem deixar sintomas.

Normalmente de 4 até 12 semanas.

Pacientes trabalhadores pesados precisam de um pouco mais de tempo para o retorno: 90 dias. Para a prática de esportes em que são necessárias corrida e mudanças de direção, o período mínimo de retorno é de 6 meses.