O que tomar para desinflamar raiz do dente?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

São utilizados para a dor de dente:

  • Dipirona.
  • Paracetamol.
  • Ibuprofeno.
  • Naproxeno.
  • Ácido acetilsalicílico.

Chá de hortelã
O melhor anti-inflamatório para a dor de dente natural é a folha de hortelã, que costuma ser um remédio usado em dentes cariados e inflamados para aliviar a dor e limpar toda estrutura, eliminando bactérias. Prepare um chá, aguarde esfriar e faça um bochecho por 3 minutos.

Essa dor costuma piorar ao mastigar ou o dente com raiz tratada é sensível ao calor ou ao frio. Essa dor geralmente é mais intensa durante os primeiros dois dias após o tratamento do canal radicular. A melhora geralmente ocorre após o terceiro dia. Após uma semana, o mais tardar, a dor deve diminuir completamente.

Os abscessos dentários podem ocorrer quando uma cárie antiga não é tratada ou quando uma rachadura ou fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária (a parte mole no interior do dente) e a infectem. Depois que as bactérias entram, elas se espalham até a raiz e causam inflamação e inchaço.

Como tratar dente inflamado corretamente
Vale destacar, ainda, que não é indicado se automedicar ou realizar a higienização do dente por conta própria. Em casos de inflamação, é imprescindível que o dentista investigue o quadro e supervisione todas as fases do tratamento.

Sinais e sintomas

  1. Dor latejante no dente, maxilares ou pescoço.
  2. Inchaço na bochecha.
  3. Sensibilidade ao contato com frio ou calor.
  4. Sensibilidade causada por pressão.
  5. Febre.
  6. Inchaço dos linfonodos no pescoço.

Sintomas da dor no nervo do dente

  1. Dor aguda e penetrante no dente;
  2. Dificuldade ao se alimentar e beber;
  3. Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça;
  4. Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios;
  5. Dor ao consumir doces e frutas cítricas.

Uma raiz de dente exposta pode causar sensibilidade ou dor, que podem ser intensas. Existem muitas causas, incluindo cárie dentária, recessão gengival, trauma e dentes desalinhados. Qualquer pessoa que notar uma raiz de dente exposta ou apresentar sintomas deve consultar um dentista o mais rápido possível.

Mau hálito, infecções e inflamações na gengiva, problemas nos dentes e até nos ossos da mandíbula tudo isso pode ser consequência da falta de higiene e da má escovação. Por isso, é importante tomar alguns cuidados diários com a saúde bucal.

A polpa de cada dente contém muitas terminações nervosas que são altamente sensíveis à dor. Isso pode causar a dor latejante, muitas vezes constante, que torna a dor de dente especialmente insuportável.

Com o passar do tempo, caso não tratada, a infecção dentária pode disseminar para o organismo como um todo, iniciando uma infecção sistêmica ou sepse (infecção generalizada no organismo humano), que pode levar o ser humano a óbito.

Dor de dente: ibuprofeno e paracetamol são os mais eficazes O ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não-esteroides sozinhos ou em combinação com paracetamol são melhores para aliviar a dor de dente, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Case Western Reserve, nos ...

A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.

Geralmente, é possível sim extrair dente inflamado.

O tratamento para dente infeccionado varia conforme o local onde a infecção se instalou e a complexidade de cada caso. Para definir a melhor abordagem, o dentista faz o exame clínico do paciente e pode solicitar exames de imagem para verificar a extensão do processo infeccioso.

Você pode ser recomendado a fazer uso de placas dentárias rígidas, sessões de fisioterapia que incluem técnicas de relaxamento muscular e liberação miofascial, uso de terapias medicamentosas com analgésicos e anti-inflamatórios na fase aguda, técnicas de terapia a laser ou cirurgia e muito mais.