O que tomar para desânimo e falta de energia?

Perguntado por: areis . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

A deficiência de vitamina D é extremamente comum e pode estar associada a depressão, indisposição e sensação exagerada de fadiga muscular. Por isso, optar por suplementos de vitamina D pode ser necessário para ter mais energia e disposição, além de combater sintomas gerais causados por quadros depressivos.

vitamina D

Outra substância essencial quando o assunto é qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental, não podemos deixar de mencionar a vitamina D, afinal, uma das principais causas no quadro de falta de energia acontece pela deficiência desse nutriente.

Mudanças de hábitos que reduzem o cansaço no final do dia

  1. Pratique exercícios. Deixar de praticar exercícios piora ainda mais o quadro de fadiga. ...
  2. Organize melhor sua rotina. ...
  3. Beba água. ...
  4. Cuidado com a ansiedade. ...
  5. Mude os hábitos alimentares. ...
  6. Reduza o uso da tecnologia. ...
  7. Bom humor evita o cansaço. ...
  8. Procure um especialista.

6 dicas para ter mais energia o dia todo e todos os dias

  • Beber bastante água. Para começar, beba bastante água. ...
  • Acordar cedo dá mais disposição e energia. ...
  • Alimentação saudável e balanceada. ...
  • Momentos de lazer. ...
  • Cuidados com a saúde mental. ...
  • Adote uma rotina antes de dormir.

6 maneiras para aumentar a disposição de forma saudável

  1. Faça caminhada matinal. ...
  2. Tenha um sono de qualidade. ...
  3. Beba bastante água. ...
  4. Mantenha uma alimentação saudável. ...
  5. Faça academia. ...
  6. Dedique um tempo para o hobby.

1. Suco de guaraná, abacaxi e mamão. O guaraná natural é um ótimo remédio para falta de energia, pois atua como estimulante e faz com que se tenha mais disposição para as tarefas do dia-a-dia. Colocar no liquidificador as fatias de abacaxi e mamão, juntar o xarope de guaraná e a água de coco.

Algumas opções de remédio caseiro para fraqueza e desânimo são:

  • Shot de maca peruana. ...
  • Suco de couve com maçã e espinafre. ...
  • Infusão de ginseng siberiano. ...
  • Suco de frutas. ...
  • Chá de ashwagandha. ...
  • Suco de cenoura, salsão e aspargo. ...
  • Suco de cenoura e espinafre. ...
  • Suco de brócolis com maçã

O estresse esgota uma quantidade significativa da nossa capacidade cognitiva e emocional. Algumas pessoas lidam com o estresse evitando compromissos, ajudando a incutir o desânimo em seu próprio psicológico. A falta de sono devido ao estresse também pode afetar o ânimo.

Há também a necessidade de beber muita água, para evitar desidratação, tontura e fraqueza – a dica é ingerir também frutas que podem hidratar o corpo, como maçã, laranja, tangerina e melancia.

Você também fica com o sono e o apetite desregulados, incapacitado de se concentrar em novas tarefas. O humor se torna bastante irritado e agressivo e, para completar, perde-se até mesmo o interesse em programas e atividades que tanto gosta — como praticar esportes, ir à praia, sair para dançar, entre outros.

Lavitan A-Z é um suplemento vitamínico e mineral para complementar a alimentação de adultos. Com sua fórmula balanceada rica em zinco, auxilia os homens na produção de testosterona, além de fortalecer o sistema imunológico e fornecer mais energia para o dia a dia.

Stern indicou ervas que ajudam a diminuir a fadiga, o cansaço físico e mental. "Temos diversas ervas que aumentam imunidade contra a fadiga", explicou o fitoterapeuta, que orienta o uso de chás com de hortelã pimenta, folhas e flores de alecrim camomila, semente de funcho, giseng e valeriana.

Existem remédios e suplementos que podem acabar com o cansaço ou mesmo ser usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico:

  1. Rhodiola Rosea. ...
  2. Ginseng. ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Melatonina. ...
  5. Sulbutiamina.

Bananas

1. Bananas. As bananas podem ser um dos melhores alimentos para te dar energia. Elas são uma excelente fonte de carboidratos complexos, potássio e vitamina B6 – todos os quais podem te ajudar a aumentar sua energia.

A ajuda psicológica pode ser aplicada quando a falta de animo e motivação não são originadas por causas orgânicas, ou seja, não existe uma doença do corpo. Um profissional poderá ajudar a identificar a possibilidade de depressão, distimia, ou outro quadro que possa estar apresentando estes sintomas.

Sei que, às vezes, cansamo-nos no caminho, na caminhada; encontramo-nos, muitas vezes, desanimados, mas não é hora nem tempo para o desânimo. Não podemos entregar o nosso coração e nossa alma para o desânimo. O mal está aí, porque o desânimo tira o ânimo, a força da alma e do coração.

Se sentir cansado ou com pouca energia pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.

Dia a dia corrido, estresse, poucas horas dormidas, exercícios físicos intensos e por aí vai. Essas são algumas situações comuns que causam cansaço excessivo. De modo geral, a sensação desaparece depois de uma bela noite de sono ou alguns dias de pernas para o ar.

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante. O que compromete sua qualidade de vida!

A fadiga pode ser um sintoma de diversas doenças — como a diabetes e a anemia — e, ao começar a ter essa percepção, o paciente deve procurar um endocrinologista para fazer o diagnóstico certo da causa. Apesar do cansaço excessivo poder estar ligado a diversas causas, comumente está relacionado aos distúrbios hormonais.