O que é bom tomar em jejum para soltar o intestino?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A água morna traz benefícios tanto ao sistema digestivo, quanto ao circulatório. Quando consumida em jejum, ajuda o metabolismo a despertar, o que contribui para o funcionamento do intestino.

Suco de maçã e azeite de oliva
O suco de maçã com azeite de oliva é rico em fibras e ajuda a amolecer as fezes, funcionando como um laxante natural. 1 maçã com casca; Meio copo de água; Azeite de oliva.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Boas opções são a vitamina de mamão com linhaça ou o iogurte natural com ameixa preta, por exemplo, porque estes ingredientes possuem grandes quantidades de fibras que ajudam a soltar o intestino, eliminando as fezes acumuladas.

Aumente a ingestão de fibras
Priorizar alimentos ricos em fibras, como frutas, folhas, nozes, sementes, legumes e produtos integrais, não apenas aumenta a ingestão de fibras, como também pode prevenir a constipação, tornando as fezes mais volumosas, macias e fáceis de eliminar.

CHÁS PARA GASES INTESTINAIS:
A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. Por conta do seu ótimo efeito no funcionamento da via intestinal, esse chá para gases também evita cólicas abdominais e alivia dores no estômago.

O tenesmo pode ser real (quando o paciente consegue de fato eliminar as fezes) ou uma sensação incômoda que faz a pessoa ir ao banheiro diversas vezes, mas não sai nada! Também pode estar relacionado a estresse, ansiedade e outros problemas psicológicos.

Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. Além disso, o mamão contém uma substância chamada papaína, que estimula os movimentos intestinais, facilitando a expulsão das fezes e livrando você da constipação.

Remédio para evacuar de imediato
Os laxantes são usados de forma emergencial para o alívio imediato dos sintomas da prisão de ventre. As formulações com bisacodil, glicerol, sulfato de sódio, lactulose e hidróxido de magnésio agem em um período que varia entre 20 minutos a 12 horas.

Uma ótima escolha de laxante natural é o suco de mamão e laranja. Esse suco é uma fonte excelente de fibras, contendo também a papaína, uma enzima digestiva que auxilia na digestão dos alimentos. A bebida pode ser consumida em qualquer momento do dia, tendo mais efeito quando é consumida no café da manhã.

Muvinlax®, laxante do tipo osmótico, estimula o aumento do volume e frequência das evacuações sem causar irritação no intestino.

Com um óleo de massagem ou creme corporal, deslize a ponta dos dedos de uma das mãos em sentido horário em círculos, com uma leve pressão; Depois, faça movimentos do umbigo para o púbis; Em seguida, faça movimentos circulares pequenos ao redor do umbigo.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

Dulcolax® Comprimidos é um laxante estimulante adequado para o alívio dos sintomas da prisão de ventre ocasional.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Remédios Laxantes Via Retal

  • Minilax Eurofarma 7 Bisnagas 6,5g. ...
  • Phosfoenema Schering-Plough 130ml. ...
  • Glicerin Lactante EMS 6 Supositórios.
  • Glicerin Adulto EMS 6 Supositórios.
  • Supositório de Glicerina Infantil Pfizer com 24 Unidades.
  • Supositório de Glicerina Adulto Pfizer com 24 Unidades.
  • Fleet-Enema Líquido 133ml.

Portanto, para soltar o intestino também inclua no seu cardápio alimentos laxativos como verduras cruas (vegetais folhosos) mamão, laranja e ameixa e açucarados, por exemplo, goiabada, marmelada e geleia de mocotó.

Veja a seguir!

  1. Beba água. O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. ...
  2. Mexa-se! O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. ...
  3. Troque os refinados pelas fibras. O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. ...
  4. Evite os sucos. ...
  5. Eduque seu intestino.

O docusato de sódio, medicamento da classe dos laxantes catárticos, é velho conhecido (e temido) dos gastroenterologistas. Se usado de forma crônica para tratar a constipação — e sem orientação de um especialista –, o laxante pode levar a uma ineficiência da evacuação.