O que tiro lateral?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

11.1 O tiro de lateral é ordenado quando a bola ultrapassar completamente uma linha lateral, ou quando a bola tocar por último um jogador da equipe defensora antes que ela deixe a quadra, ultrapassando a linha de gol por fora da baliza.

A linha lateral serve para delimitar o espaço em que o jogo no campo ainda é válido, ou seja, quando os passes podem continuar acontecendo sem qualquer paralisação. Quando o jogador toca por último, antes da bola sair em sua totalidade pela linha lateral, um jogador do outro time terá direito à cobrança de lateral.

11:3 O tiro lateral é executado do ponto onde a bola cruzou a linha lateral ou, se ela cruzou a linha de fundo, da intersecção entre a linha lateral e linha de fundo daquele lado.

O tronco deve estar um pouco inclinado para frente. Nos membros inferiores, os pés ficam separados com abertura um pouco além dos ombros. O pé que corresponde à mão do disparo deve ficar um pouco para trás e ligeiramente virado para fora. Os dois joelhos ficam dobrados para dar sustentação.

O tiro lateral será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais quer pelo solo, quer pelo alto ou tocar no teto.

Laterais direito e esquerdo
A função primordial do lateral é fechar os lados da linha de defesa, seja num esquema com quatro ou cinco defensores. Porém, quando a equipe tem a posse de bola, eles avançam pelas extremidades do campo como uma opção para “abrir” o jogo e criar mais alternativas de ataque.

ASPECTOS PSICOLÓGICOS DE UM LATERAL
Um lateral deve manter um alto nível de concentração durante o jogo, para que consiga realizar suas ações ofensivas e defensivas em excelência. É uma posição muito exposta a pressão por suas características complexas e estando sempre em evidência.

A lateral é uma das posições do futebol. Os laterais ocupam a linha de defesa, juntamente com os zagueiros. Existem dois tipos de laterais, os que atuam pelo lado direito e os que atuam pelo lado esquerdo, sendo chamados de lateral-direito e lateral-esquerdo respectivamente.

Que está ou fica ao lado. 2. Relativo a lado.

Atacante

a) gol, se a bola entrar na baliza; b) tiro livre, se a bola ficar dentro da área de gol ou se o goleiro tocar a bola e ela não entrar na baliza (13:1a-b); c) tiro lateral, se a bola sair pela linha de fundo (11:1); d) o jogo continua, se a bola passar através da área de gol e voltar para a área de jogo, sem ser tocada ...

Assim como no futebol, existe lateral quando a bola ultrapassa por completo as linhas laterais. O mesmo vale para o tiro de meta com a linha de fundo (incluindo o último toque em jogador adversário que sai pela linha de fundo).

O tiro de canto no Futsal acontece sempre que a bola ultrapassar inteiramente a linha de meta (linha de fundo), após ter sido jogada ou tocada pela última vez por um jogador da equipe qu está se defendendo.

Para VASCONCELOS (2015) os fundamentos são:

  • Posição estável;
  • Pontaria;
  • Controle da respiração;
  • Acionamento do gatilho;
  • Seguimento do tiro.

Os atiradores que participam das categorias pistola, alvo móvel e carabina têm apenas um objetivo: acertar o alvo, que é formado por seis círculos, que formam seis áreas de pontuação. A mais valiosa fica no centro. Quem fizer mais pontos vence. Se houver empate, os últimos dez tiros são o primeiro critério-desempate.

O centro do alvo, na língua portuguesa, é referenciado coloquialmente como "mosca" e "bull's-eye" na língua inglêsa. Quanto à constituição, os alvos de tiro podem, por exemplo, ser feitos de papel, borracha "autorreparável", mistura de betume com calcário (do popular "tiro ao prato") ou aço.

O jogador que cobrar o tiro livre não pode tocar na bola antes que outro o faça. Todo tiro livre concedido a uma equipe defensora dentro de sua própria área de meta pode ser cobrado de qualquer lugar de dentro da área.

Por outro lado, atualmente no Futsal, deve-se realizar as cobranças de escanteios e laterais com os pés.

Na marcação por zona do Futsal cada defensor é responsável pela marcação em um setor da quadra, o jogador adversário que ocupar aquele setor é quem será marcado. Na marcação por zona o defensor não deve acompanhar o adversário por toda quadra, apenas acompanhar os adversários que entrarem em sua zona de marcação.