O que tira verruga de cachorro?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O Verruclin é um medicamento utilizado no tratamento das verrugas encontradas em alguns animais de grande ou pequeno porte. Essa enfermidade é causada pelo vírus papiloma, adquirida principalmente por animais jovens, por possuírem baixa imunidade em relação ao vírus.

Para o tratamento, primeiro passo é isolar o animal e tratar com medicamento que tenha o clorobutanol como princípio ativo. O medicamente pode não ser totalmente eficiente. Outro tratamento mais barato ao produtor é a auto-hemoterapia em que se usa o próprio sangue do animal.

Quando é necessária a cirurgia de remoção de verruga? O médico veterinário pode indicar uma cirurgia em casos de tumores malignos. Contudo, caso a verruga (ou as verrugas) seja benigna, mas esteja atrapalhando a visão, a alimentação e/ ou a locomoção do cachorro, o profissional também pode recomendar.

Eles se formam devido a alterações nas glândulas sebáceas, são quase sempre benignos e é muito comum aparecer essa verruga no cotovelo do cachorro, assim como nas patas e no abdômen. O maior prejuízo é quando surgem perto dos olhos e acabam raspando na córnea do animal, exigindo a retirada cirúrgica.

Verrux é um removedor de verrugas comuns, plantares e de calosidades. É composto de 0,20 g/ml de Ácido Salicílico e 0,15 g/mL de Ácido Láctico. Possui maior precisão na aplicação, com secagem rápida e que não deixa o produto escorrer. Solução tópica de uso externo em adultos e crianças a partir de 2 anos.

As verrugas podem ser retiradas por meio de medicamentos tópicos, pelo método de congelamento com nitrogênio ou por extração com bisturi elétrico ou radiofrequência. Os remédios para uso doméstico são prescritos pelo dermatologista, mas também há aqueles que devem ser aplicados em consultório.

Embora aparentemente a verruga dê a impressão de ser possível arrancá-la, não faça isso. Você não conseguirá tirar o vírus e ele continuará “germinando”. Também não a corte, pois o aparelho pode estar contaminado e gerar uma infecção.

Deve ser aplicado diretamente na verruga, com a pele seca e limpa. Normalmente é necessário repetir a aplicação diariamente. Pode ser colocada uma fita adesiva por cima das almofadas para fixá-las ou para reter a pomada na pele. Se for utilizada a fita adesiva, pode-se trocar a cada 48h.

Animais de pequeno porte, como caprinos, cães e ovinos: Deve-se aplicar embaixo da pele por via subcutânea 1 ml para cada 10 kg do peso de animal vivo, sendo de três em três dias, no total de três aplicações.

A doença é um infecção causada pelo vírus Papovaviridae, de gênero Papilomavírus. Geralmente, o vírus se manifesta em animais jovens com imunidade baixa. Porém, bovinos de todas as idades estão suscetíveis.

Papiloma. O papiloma é um tipo de verruga que surge na pele do animal na camada superficial e é considerado um tumor benigno. A coloração desses tumores vai do branco ao preto, e eles têm um aspecto duro e áspero, porém podem se romper facilmente e sangrar.

A papilomatose é um problema comum que pode atingir cães de todas as idades. A doença causa verrugas, principalmente, na boca e no focinho do animal. A princípio, não traz muitas complicações. Por essa razão, pode passar despercebida pelos tutores.

Nos animais jovens as verrugas, são papilomas, lesão causada pelo vírus do papiloma, que induz a proliferação de nódulos benignos localizados na mucosa (gengiva, céu da boca e língua) ou em regiões de transição como nariz, pálpebras, lábios e raramente na vulva e anus dos animais.

Aplicar no animal por via subcutânea no local do papiloma(verruga). Usar de preferência agulha grossa (calibre 8) e de comprimento 10mm. A dose a ser aplicada é de 1 mL para cada 20 kg de peso corpóreo do animal. Nas verrugas pequenas e grande a dosagem deve ser repetida após 7 dias da primeira aplicação.

O tratamento homeopático indicado em cães é com o fármaco Thuya 30CH (0,5ml/animal, por via oral, a cada 12 horas, durante 15 dias seguidos ou mais) e, em seguida, Nitric acid 30CH (na mesma dosagem, via oral, a cada 12 horas, por três dias consecutivos) (FERNANDES et al., 2009).

Ácido Salicílico + Ácido Láctico é indicado no tratamento e remoção das verrugas comuns.

As verrugas podem desaparecer sozinhas (90% melhoram em até 2 anos, com média de 9 meses de duração).

Pode-se observar a ação do produto nas primeiras 2 a 4 semanas de tratamento, sendo que máximo efeito pode ser esperado após 6 a 12 semanas de aplicação do Ácido Salicílico + Ácido Láctico.

Ácido salicílico – São produtos à base de ácido salicílico que devem ser aplicados sobre as verrugas todos os dias. É indicado também, friccionar a pele morta uma vez por semana com uma lixa ou pedra-pomes. Este tratamento pode levar várias semanas.

Para eliminar verrugas naturalmente: Coloque uma casca de banana sobre a verruga e prenda-a com uma cinta ou venda. Troque a casca com frequência. Depois de uma semana, aproximadamente, a verruga cairá sozinha.

Ácido Salicílico
Este tratamento é seguro em adultos e crianças. Para a correta utilização do ácido salicílico, a pele com verrugas deve ser amolecida em água quente por 10 a 20 minutos.