O que tira a gordura do sangue?

Perguntado por: mesteves . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O tratamento para a gordura no sangue é iniciado com a dieta equilibrada, que inclui alimentos naturais como frutas, legumes, grãos e verduras, evitando sempre que possível produtos industrializados e congelados.

Pessoas com triglicerídeos alto não apresentam sintomas. Por isso, é importante realizar exames de sangue periodicamente, sendo esse o único jeito de saber o nível de triglicerídeos.

Chá de dente-de-leão
Este é o remédio ideal para estimular o funcionamento renal e potencializar a limpeza do sangue pelos rins, eliminando o excesso de toxinas. Além disso, estudos mais recentes têm demonstrado que o dente-de-leão também pode ajudar na proteção da saúde do fígado.

Em um novo estudo, os pesquisadores descobriram os mecanismos pelos quais altos níveis de lipídios no sangue podem levar à inflamação e, com o tempo, consequências mais graves, como danos a órgãos.

Conheça as frutas que ajudam a controlar o triglicérides:

  • Ameixa;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Kiwi;
  • Morango.

Experimente, para emagrecer, espremer meio limão em um copo de água com adoçante e tomar meia hora antes do desjejum, do almoço e do jantar. Além das propriedades emagrecedoras, o limão ajuda a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico.

CHÁS PARA BAIXAR TRIGLICERÍDEOS

  • Chá preto.
  • Chá de sala.
  • Chá de canela.
  • Chá verde.
  • Chá de cúrcuma.

Carnes gordurosas, queijos, manteiga, produtos com gordura vegetal hidrogenada, por exemplo, possuem alto teor de gordura trans e saturada. Em relação aos carboidratos, de acordo com a nutricionista do HCor, é importante evitar sacarose, ou seja, o açúcar refinado.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Abacaxi: a fruta que melhora a azia e afina o sangue.

Aloína 60 mg | 30 Cápsulas.

Os principais representantes da farmacologia para triglicerídeos são o ácido nicotínico e os fibratos, que agem diminuindo os níveis de triglicérides no organismo. É importante ressaltar que nenhum tratamento deve ser iniciado sem orientação médica, isso pode acarretar consequências graves e até mesmo irreversíveis.

6 CHÁS BONS PARA COMBATER A GORDURA NO FÍGADO

  1. Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. ...
  2. Chá de gengibre, cacau e canela. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho com limão. ...
  5. Chá de manjericão com alecrim. ...
  6. Chá de cardo-mariano.

Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

6 dicas para baixar os triglicerídeos altos

  1. Diminuir o consumo de açúcar. ...
  2. Aumentar o consumo de fibras. ...
  3. Diminuir a ingestão de carboidratos. ...
  4. Fazer 30 minutos de exercício por dia. ...
  5. Comer a cada 3 horas. ...
  6. Fazer refeições ricas em ômega 3.

Níveis de triglicérides elevado é devido a alta ingestão de carboidrato simples, como arroz, macarrão, biscoito, etc. Sugiro mudar para carboidrato integrais, como arroz integral, macarrão integral e retirar açúcar, biscoito e bolachas.

Alimentos gordurosos, como carne vermelha, leite integral, ovos e outros de origem animal, bem como carboidratos como farinha branca e açúcar, são alguns dos alimentos que podem elevar a taxa de triglicerídeos no sangue se consumidos em excesso.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.

Frutas como o limão, a toranja, laranja e a lima são os destaques nesse grupo. Consumir algumas delas in natura, na forma de suco ou como tempero são boas maneiras de estimular o funcionamento do fígado.