O que tira a atenção do motorista?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O celular é a maior causa da distração no trânsito, pois desvia a atenção do motorista e ainda ocupa uma das mãos que deveria estar controlando o volante. A cada hora, 30 condutores são flagrados no Brasil usando o aparelho enquanto dirigem, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.

Já a atenção dispersa, é a mais errada possível. É aquela aonde o condutor foca a sua visão fora do eixo do trânsito. Ou seja, em um celular, computador, central multimídia e etc. Já a difusa, é a mais indicada para condução.

De acordo com Oshira (2017a), os principais riscos comportamentais que causam acidentes no trânsito são sete: excesso de confiança do motorista, falta de atenção, fadiga do condutor, excesso de velocidade, pressão do tempo, distância entre veículos e ultrapassagem perigosa.

Compilamos alguns hábitos que podem ajudar você a amplificar sua capacidade de focar e afastar de vez a falta de atenção.

  1. Se livre de distrações no seu espaço de trabalho. ...
  2. Experimente praticar a Técnica de Produtividade “Pomodoro” ...
  3. Faça Listas de Tarefas. ...
  4. Durma o Suficiente.

O déficit de atenção é caracterizado basicamente pela incapacidade que tem uma pessoa de manter sua concentração em atividades triviais do cotidiano, e também pela ocorrência frequente de ações hiperativas ou compulsivas.

Dar a seta antes de mudar de pista, parar quando um pedestre for atravessar a faixa e oferecer passagem para quem está andando mais rápido na via são algumas das atitudes que não apenas mostram que o motorista conhece bem as regras do trânsito, mas que também preza pela cordialidade ao dirigir.

Diminua o estresse no trânsito: boas práticas o volante

  1. Fazer pausas regulares. Respeite seu corpo e faça pausas regulares durante a sua jornada de trabalho. ...
  2. Se comunicar com o passageiro. ...
  3. Mantenha uma boa postura. ...
  4. Adequar a música. ...
  5. Treinar a respiração.

Quando a tensão começar a aumentar, o condutor deve respirar fundo e expirar lentamente. Assim, ele pode seguir em segurança após tirar um tempo para si mesmo. Tudo isso porque essa técnica pode ativar a resposta de relaxamento do corpo, acalmando os nervos e reduzindo a ansiedade no trânsito.

Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança / Art. 169 / 520-70. Quando autuar: Se o comportamento do condutor do veículo demonstrar desatenção ou comprometendo à segurança do trânsito e desde que não exista enquadramento específico.

O problema, que faz o motorista se distrair mais ao volante, não costuma ser diagnosticado durante os exames de habilitação. De acordo com uma pesquisa da New York's SUNY Upstate Medical School, os adultos com TDAH têm duas vezes mais chances de se acidentar do que as pessoas que não possuem o distúrbio.

Estabelecer pequenas metas é uma forma de conseguir ter constância no enfrentamento do medo. Uma boa forma de fazer isso é aprender sobre direção defensiva. Isso porque a prática de uma direção mais segura pode auxiliar quem tem medo de dirigir a lidar melhor com todas as situações que envolvem o trânsito.

Segundo o estudo, os homens são sete vezes mais estressados que as mulheres diante de congestionamentos. A pesquisa, encomendada pela empresa de navegação por satélite TomTom, demonstrou que os níveis de estresse das mulheres aumentam 8,7% em engarrafamentos, enquanto dos homens aumentam 60%.

A imprudência ocorre quando o condutor tem consciência do que é certo e, mesmo assim, escolhe o incorreto, precipitadamente e sem cautela. Por vezes, o condutor pode até agir, mas toma uma atitude adiversa do esperado. Exemplos mais comuns: passar no sinal vermelho, frear em aquaplanagens e furar preferenciais.

As funções cognitivas, quando relacionadas à direção veicular, incluem "memória, atenção, avaliação sistemática do ambiente e outras habilidades visuoespaciais, verbais e de processamento de informações, tomada de decisões e resolução de problemas.

Como vimos, a dificuldade de concentração pode ter diferentes causas, como depressão, Síndrome de Burnout, estresse, entre outros. Caso perceba algum sintoma relacionado ao problema, lembre-se de marcar uma consulta com um profissional especializado para que ele possa indicar o melhor tratamento para você!

Desenhos, mandalas ou jogos de encontrar diferenças: atividades relacionadas com eles ajudam a concentrar a atenção nos detalhes. Jogos de memória: melhora a atenção e a concentração. Sopa de letras: resolvê-las requer muita atenção para não perder detalhes e encoraja a concentração para encontrar as palavras.

Com o estresse e a sobrecarga comum de uma vida moderna, é normal que muitas pessoas se queixem de falta de atenção e dificuldade de foco. O que muitos não sabem, é que para além da falta de foco por estresse, é possível que crianças e adultos sofram desse transtorno de origem orgânica e para o qual há tratamento.