O que tinha em Jope?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

Localizada a cerca de 60 quilômetros a noroeste de Jerusalém, Jope era o porto de onde a madeira e os suprimentos chegavam do Líbano para construir o primeiro templo sob o rei Salomão e o segundo templo depois que os israelitas retornaram do exílio.

COSTUREIRA

DORCAS, UMA COSTUREIRA NA BÍBLIA.

Acontecimentos Importantes: Jonas foi a Jope para tomar um navio com destino a Társis (Jon. 1:1–3). Jope foi o porto marítimo que Salomão, e mais tarde Zorobabel, usaram quando trouxeram madeira das florestas de cedro do Líbano para a construção dos seus templos (2 Crôn. 2:16; Esd.

O que aprendemos com Dorcas? Dorcas era uma mulher de Boas obras e fazia tudo que era bom para ajudar o seu próximo: Devemos ajudar ao nosso próximo, mas principalmente amar o nosso próximo, pois foi isso que Jesus o nosso Senhor diz para nós fazermos.

Nínive ficava a 800 km de Israel. Jope era cidade portuária distante 94 km de Gate-Hefer.

Embora o texto não diz especificamente o local de sua partida para ir ao porto de Jope, sabemos que vivia na Judeia, e dali desceu até o mar mediterrâneo.

Enquanto Jonas estava no navio, surgiu uma grande tempestade. Os homens no navio temiam por sua própria vida. Eles pediram a Jonas que orasse ao Senhor para salvá-los. Jonas sabia que o Senhor tinha mandado a tempestade porque ele estava fugindo do que lhe fora pedido.

É formada pelas três horas chamadas “menores”, por terem uma importância menor no contexto da proposta de oração diária e por serem mais simples e breves: Terça ou Tércia, pelas 9h00. Sexta, pelo meio-dia. Nona ou Noa, pelas 15h00.

O nome Tabita vem de Dorcas, uma personagem bíblica com um coração cheio de generosidade. Sua origem é do aramaico, que significa “gazela”, um animal com características delicadas, veloz e com uma grande beleza. Além disso, o nome também é conhecido como uma “mulher elegante e ágil”, bem como, de extrema delicadeza.

Jonas, filho de Amitai, era de uma cidade chamada Gate-Hefer, em Zebulom, um território de Israel (ver Jonas 1:1; II Reis 14:25).

Dorcas morava em Jope e era conhecida por suas boas ações e atos de caridade. A Bíblia nos diz que ela fazia roupas para os outros. Ela parecia prestar atenção especial às necessidades dos pobres. Ela era amada por todos.

Localizada a cerca de 60 quilômetros a noroeste de Jerusalém, Jope era o porto de onde a madeira e os suprimentos chegavam do Líbano para construir o primeiro templo sob o rei Salomão e o segundo templo depois que os israelitas retornaram do exílio.

Dorcas era bondosa e era conhecida por suas grandes obras e amor. Ela glorificou a Deus através de seus atos, glorifiquemos também ao Eterno tendo corações sensíveis ao próximo e sendo generosos. Ela amava adorar ao Senhor com tudo que fazia.

Essa cidade se localizava a cerca de 800 km de distância do porto de Jope, o local mais próximo para a embarcação de Jonas. Porém o profeta pega um barco que ia para Társis, que fica na região da atual Espanha, em direção oposta. Ele desejava atravessar 3000 km do Mar Mediterrâneo para fugir da presença de Deus.

Cesareia Marítima, a capital da Judeia
A cidade também estava localizada a cerca de 48 quilômetros de Jope e 37 quilômetros do Monte Carmelo.