O que tinha depois do Jordão?

Perguntado por: abittencourt4 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Conforme registrado em Josué 4, depois que os israelitas atravessaram o Rio Jordão, receberam a ordem de construir um memorial de pedras para celebrar esse milagre. Assim que os israelitas entraram na terra prometida, o Senhor instruiu Josué para que todos os homens fossem circuncidados (ver Josué 5:1–11).

Rio Jordão na Bíblia
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Na nossa vida temos muitos desafios, seja na família, no trabalho, mas precisamos atravessar o Jordão, ou seja, tomar posse da promessa do Senhor que foi dada a Abraão há 500 anos da época de Josué. O Senhor disse a Abraão: “Segue-me, e lhe darei as nações por herança” (Gn 15.2).

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.

Josué 4–5. Conforme registrado em Josué 4, depois que os israelitas atravessaram o Rio Jordão, receberam a ordem de construir um memorial de pedras para celebrar esse milagre. Assim que os israelitas entraram na terra prometida, o Senhor instruiu Josué para que todos os homens fossem circuncidados (ver Josué 5:1–11).

Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

Segundo a narrativa bíblica, a arca da aliança desapareceu quando o Templo de Salomão, em Jerusalém, foi destruído pelos caldeus, liderados por Nabucodonosor, no século VI a.C. Não existem evidências materiais da arca, e acredita-se que ela tenha sido levada pelos caldeus para a Babilônia e lá desaparecido.

Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão. Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”.

Os constantes mergulhos na água do Rio Jordão entregam que ali, em Qasr al-Yahud, teria sido o local onde Jesus Cristo foi batizado. Segundo a tradição católica, foi nas águas daquele Rio que João Batista realizou o primeiro sacramento no filho de Deus.

A terra além do Jordão representava a incerteza e insegurança. Os relatos que chegavam ao povo eram de uma terra frutífera, porém habitada por guerreiros, exércitos e protegida por cidades fortificadas.

Foi no Rio Jordão que, segundo a Bíblia, Jesus foi batizado, e também onde houve a cura de um leproso e a manifestação da santíssima trindade. Diante disso, diversos batizados são, até os dias de hoje, realizados neste rio. Abaixo, confira algumas das passagens da Bíblia onde o Rio Jordão aparece.

Antiga região entre o mar Mediterrâneo e o mar Morto, designada na Bíblia como a Terra Prometida dos judeus.

Segundo o relato bíblico Deus castigou a rebeldia do povo e determinou que, dos israelitas de vinte anos para cima, somente Calebe e Josué teriam permissão de entrar na terra prometida.

Josué foi um “bom pastor” ao se dedicar ao cuidado do povo que Deus lhe confiou. Foi um homem viril, corajoso e forte, graças à sua docilidade à vontade divina. Foi prudente em cada situação buscando sempre a sabedoria e a orientação do Espírito do Senhor.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".