O que teste faz pra saber se estou com clamídia?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

O exame de sangue busca avaliar a presença de anticorpos específicos para clamídia.

Os testes rápidos podem ser realizados em menos de 30 minutos, sem necessidade de equipamentos caros ou sofisticados. A principal vantagem desta tecnologia é a disponibilidade imediata dos resultados permitindo um início rápido do tratamento.

Chlamydia trachomatis, IgM - R$89,00 - Labi Exames.

O Exame PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) para clamídia é um teste genético, ele é útil porque o agente infeccioso cresce exclusivamente dentro das células do portador. A sensibilidade dos testes de DNA é em torno de 20% maior do que a da cultura do material genital.

A solicitação deve ser feita da seguinte forma: “solicito pesquisa de Chlamydia por captura híbrida” ou “solicito pesquisa de Chlamydia por PCR”. O material enviado ao laboratório da confiança do ginecologista será processado e o resultado poderá ser “negativo” ou “positivo”.

No entanto, na maioria dos casos, a clamídia é assintomática, impedindo a descoberta precoce da doença. A ausência de sintomas também é preocupante porque contribui com o aumento do número de casos, pois o portador da doença pode transmitir para outras pessoas sem saber.

Os mais comuns são: Aumento da secreção vaginal ou secreção purulenta. Desconforto durante o sexo. Sangramento vaginal após a relação sexual pequeno ou espontaneamente.

A principal complicação da infecção por clamídia nas mulheres é a progressão da bactéria em direção ao útero, trompas e ovários, pois pode provocar a doença inflamatória pélvica (DIP). Assim como sequelas subsequentes como gravidez ectópica e a infertilidade.

PCR (reação em cadeia da polimerase)

O Labi é um laboratório sem complicação, focado em oferecer conveniência e os melhores preços do mercado. Para nós, qualidade vem sempre em primeiro lugar. Nossas análises clínicas seguem padrões rigorosos de qualidade para entregar a você resultados confiáveis e de altíssima precisão.

O exame para identificar a clamídia é feito através da urina ou por amostra de material colhido com um cotonete na vagina, colo do útero ou na uretra. Os resultados estão geralmente disponíveis no prazo de 24-48 horas.

O período de incubação geralmente ocorre entre 2 e 5 dias. O risco de transmissão de um parceiro infectado a outro é de 50% por ato. Pode durar de meses a anos, se o paciente não for tratado. O tratamento eficaz rapidamente interrompe a transmissão.

O aumento de 2 ou mais títulos na 2ª amostra é positivo para doença aguda ou atual. Observação: A IgG anti-Chlamydia trachomatis está presente em 100 % das crianças com pneumonia e conjuntivite de inclusão, podendo significar, entretanto, transmissão materna passiva de IgG.

- Os testes sorológicos para Chlamydia trachomatis podem indicar apenas infeccção pregressa por essa bactéria (IgG) ou indicar infecção recente (IgM e IgA). - Como em qualquer doença que acomete mucosas, a sorologia não configura o recurso laboratorial de eleição.

A candidíase é provocada por um fungo, o Candida albicans. Já a clamídia, pela bactéria Chlamydia trachomatis. “A candidíase produz coceira, secreção esbranquiçada e pode deixar a vagina e a vulva inchadas e avermelhadas.

A clamídia é tratada com antibióticos. A maioria das pessoas recupera bem após o tratamento, mas a clamídia não tratada pode causar danos aos órgãos reprodutivos podendo e levar à infertilidade.